A PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: TRAJETÓRIA, SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS

Auteurs

  • Dermeval Saviani Professor Titular do Departamento de Filosofia e História da Educação da FE-UNICAMP, Coordenador geral do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR) e Presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação - SBHE.

DOI :

https://doi.org/10.7213/rde.v1i1.3211

Résumé

Agradecendo o honroso convite para proferir a conferência inaugural deste Seminário comemorativo dos 25 anos da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina e ciente da enorme responsabilidade que se associa à honra a mim conferida, procurarei abordar da melhor forma possível o tema definido pelos organizadores do Seminário e que assim foi enunciado: Implantação e expansão da Pós-Graduação em Educação no Brasil: resgate, trajetória, tendências. Para tanto, seguirei um roteiro em quatro momentos começando por um tópico introdutório que esclarece brevemente o conceito de pós-graduação na sua relação com o ensino e a pesquisa. No segundo momento tentarei resgatar a história da pós-graduação em educação no Brasil abordando inicialmente os antecedentes, em seguida o período heróico que corresponde à fase de implantação e, por último, a fase de consolidação e de expansão; no terceiro momento abordarei a situação atual para, no quarto momento, delinear as tendências, isto é, as perspectivas da pósgraduação em educação em nosso país.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ABMES. “Funadesp discute programas de melhoria do ensino”. ABMES Notícias, N. 57, mar-abr./99, p.6.

BRASIL, MEC, CFE. “Definição dos cursos de pós-graduação”. Documenta,1965, pp.67-86 (Parecer n. 977/65).

BRASIL, MEC, INEP. Proposta para o documento: roteiro e metas para orientar o debate sobre o Plano Nacional de Educação. Brasília, 1997.

MARTINS, R.C.R. “A pós-graduação no Brasil: uma análise do período 1970-90”. Educação Brasileira, 13 (27): 93-119, 1991.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica, 12ª ed. Campinas, Autores Associados, 1996.

SAVIANI, D. “Concepção de mestrado centrada na idéia de monografia de base”. Educação Brasileira, 13 (27): 159-168, 1991.

SGUISSARDI, W. e SILVA JÚNIOR, J.R. A educação superior privada: novos traços de identidade. Trabalho apresentado na XXII Reunião Anual da ANPEd. Caxambu, 26-30/09/1999.

Téléchargements

Publiée

2000-07-17

Comment citer

Saviani, D. (2000). A PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: TRAJETÓRIA, SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS. Revista Diálogo Educacional, 1(1), 1–95. https://doi.org/10.7213/rde.v1i1.3211

Numéro

Rubrique

Artigos