Go with the flow? Professor, Influencer e a crise no sistema de peritos

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS11

Résumé

Este artigo explora as diferenças entre as figuras do professor e do influenciador digital no contexto do capitalismo de plataforma. Discute-se como a autonomia do professor em abordar temas complexos contrasta com a restrição do influencer, que se vê limitado pela necessidade de adaptação aos algoritmos e à manutenção do engajamento de seu público. Além disso, analisa-se a ecologia da atenção, enfatizando a profundidade e reflexão no aprendizado, em oposição à superficialidade e imediatismo promovidos pela ansiedade algorítmica. O artigo conclui que, embora exista uma sobreposição entre os papéis de professores e influencers, é o contexto e as ferramentas disponíveis que definem as práticas e limitações de cada um.

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Biographie de l'auteur

Moysés Pinto Neto, Universidade Luterana do Brasil

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil.

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do RS com período-sanduíche no Centre for Research in Modern European Philosophy (CRMEP).

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Publiée

2024-12-09

Comment citer

Pinto Neto, M. (2024). Go with the flow? Professor, Influencer e a crise no sistema de peritos. Revista Diálogo Educacional, 24(83). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS11