FÉ CRISTÃ, CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO: PAIDÉIA AO ALCANCE DE TODOS

Auteurs

  • Renato Gross Unicamp

DOI :

https://doi.org/10.7213/rde.v6i19.3181

Résumé

O presente trabalho, resultado de pesquisa histórico-bibliográfica, procura apresentar o itinerário percorrido no processo de apropriação pelo cristianismo do conceito grego de Paidéia. A nascente igreja cristã, ao modificar a concepção pagã de mundo, desde o seu início, procurou unir processos do ensino da sua mensagem com a busca do conhecimento. A fundamentação histórica deste processo é encontrada na tradição judaica do estudo da Toráh. A Paidéia Christi por sua vez é explicitada no Logos joanino, nas epístolas paulinas, na patrística e na teorização medieval. Cristo, como pedagogo da humanidade (cf. Clemente de Alexandria) ao atrair todos a si, não fazendo distinção nem de classe nem de pessoa, contribui para que grandes parcelas da população do mundo da época, durante e ao fim do processo de catecumenato, tivessem aberto para si o caminho do conhecimento. E este fato não se restringiu apenas à conversão, mas contribuiu também para incluir no processo educativo cristão pessoas que de outra forma dele ficariam excluídas. Deu assim a sua contribuição à evolução das idéias pedagógicas, que séculos depois culminou no ideário da modernidade e seu projeto educativo.

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Publiée

2006-07-17

Comment citer

Gross, R. (2006). FÉ CRISTÃ, CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO: PAIDÉIA AO ALCANCE DE TODOS. Revista Diálogo Educacional, 6(19), p.141–156. https://doi.org/10.7213/rde.v6i19.3181