A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA DO PONTO DE VISTA DO TRABALHO E DO RECRUTAMENTO DE NOVOS PROFESSORES NA ERA ATUAL EM QUEBEC

Auteurs

  • Cecília Borges Universidade de Montreal (CRIFPE), Montreal, Quebec

DOI :

https://doi.org/10.7213/rde.v10i29.3055

Résumé

O texto aborda a problemática da docência universitária em Quebec, particularmente em relação ao trabalho e ao recrutamento de professores. Com base em estudos realizados pela Federação Quebequense de Professoras e Professores das Universidades Quebequenses, pela Conferência de Reitores das Universidades Quebequenses, pelo Conselho Superior de Educação, entre outros, apresenta um panorama dos desafios à serem enfrentados quanto à renovação do corpo docente nas Universidades, em Quebec, nas próximas décadas. Enfatizando as transformações pelas quais vêm passando o trabalho docente universitário assim como o seu impacto na pessoa do docente e na capacidade das universidades de renovação do corpo professoral, o texto explora as questões do recrutamento com os doutorandos, da inserção dos professores novos na carreira e das exigências acadêmicas em relação às diferentes tarefas que compõem o trabalho do docente universitário. À guisa de conclusão, aponta pistas relativamente às condições de trabalho consideradas necessárias a atrair, mas sobretudo a reter os professores novos na profissão como: melhor equilíbrio entre as tarefas docentes, conciliação trabalho-família, incentivos financeiros, entre outros.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BERTRAND, D. Diversité, continuité et transformation du travail professoral dans les universités québécoises (1991 et 2003). Conseil supérieur de l’éducation. Québec: Gouvernement du Québec, 2004.

CONFÉRENCE DES RECTEURS ET DES PRINCIPAUX DES UNIVERSITÉS DU QUÉBEC. De la pénurie de professeurs d’université au Québec. Prévisions de la demande de professeurs d’université au Québec jusqu’em 2012. Québec, 2004.

CONSEIL SUPÉRIEUR DE L’ÉDUCATION. Renouveler le corps professoral à l’université: des défis importants à mieux cerner. Québec: Gouvernement du Québec, 2003.

DYKE, N. Renouvellement du corps professoral dans lês Universités em Québec. Profil et expérience de recrues en début de carrière. Fédération Québecoise de professeures et professeurs d’université. Avril, Québec, Qc, 2006. (Brochura).

ESTATÍSTICA CANADÁ. Où allez-vous docteur? Bulletin de l’analyse em innovation, v. 6, n. 3, p. 5, 2004.

SAINT-PIERRE, C. L’Université dans l’économie et la société du Savoir: une mission sous tension-une nécessité d’innover. COLLOQUE DE LA FÉDÉRATION QUÉBÉCOISE DES PROFESSEURES ET PROFESSEURS D’UNIVERSITÉ (FQPPU). 6 -7 novembre. Paper. 2008. Não publicada.

Téléchargements

Publiée

2010-07-07

Comment citer

Borges, C. (2010). A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA DO PONTO DE VISTA DO TRABALHO E DO RECRUTAMENTO DE NOVOS PROFESSORES NA ERA ATUAL EM QUEBEC. Revista Diálogo Educacional, 10(29), 59–84. https://doi.org/10.7213/rde.v10i29.3055

Numéro

Rubrique

Dossiê