A pedagogia da essência e as bases epistemológicas da formação do professor no Ratio Studiorum

Auteurs

  • Carlos Henrique Martins Torra Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), professor de Filosofia e Sociologia no Colégio Nossa Senhora Medianeira, Curitiba, PR - Brasil
  • Pura Lúcia Oliver Martins Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR - Brasil.
  • Rosa Lydia Teixeira Corrêa Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR - Brasil.

DOI :

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.13.040.DS13

Résumé

A reflexão aqui exposta visa a discutir sobre o arcabouço teórico-filosófico que sustenta a estruturação da pedagogia da essência no âmbito da prática e da ação jesuítica do início da sua fundação até a elaboração definitiva do plano de estudos da Companhia de Jesus, denominado Ratio Studiorum. Resulta da investigação da formação docente num período específico da história das práticas e ideias pedagógicas e seus distintivos peculiares, respaldada por elementos fundadores do pensamento ocidental, no tocante às bases filosóficas do conhecimento e da apropriação religiosa cristã de tais elementos. Ao formalizar a reflexão, o texto demonstra a necessidade de compreender o método desenvolvido pelos jesuítas nas inserções pedagógicas levadas a efeito nos Colégios da Ordem, pelo viés do princípio teórico, alimentado pelos estudos e documentos da Companhia.

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Publiée

2013-07-12

Comment citer

Martins Torra, C. H., Oliver Martins, P. L., & Teixeira Corrêa, R. L. (2013). A pedagogia da essência e as bases epistemológicas da formação do professor no Ratio Studiorum. Revista Diálogo Educacional, 13(40), 1083–1102. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.13.040.DS13