Estudo da Formação Inicial de Professores de Matemática

delineamento do PIBID de 2010 a 2020

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.079.AO19

Résumé

Nesta pesquisa, discorreu-se sobre o mapeamento de vinte artigos que foram publicados no decorrer de 2010 a 2020 em revistas com classificação Qualis A1 e A2 pertencentes à área de ensino e são analisados sob o olhar da revisão sistemática no âmbito do Estado do Conhecimento. O objetivo é analisar os trabalhos publicados em periódicos, que tiveram o propósito de discorrer sobre as Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) acerca da formação inicial do professor de Matemática, do ponto de vista desses pesquisadores, segundo os periódicos de pesquisa disponíveis e classificados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), classificação Qualis periódicos, referente ao quadriênio 2013-2016. Ao analisar os artigos, foi possível compreender o impacto do PIBID na formação docente, em especial na formação de professores de Matemática. Os resultados da investigação apontam que o PIBID auxilia futuros professores a serem inseridos na sala de aula, estimulando saberes docentes que são incentivados com a vivência e adquiridos com a experiência no âmbito escolar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Janaína Neves Souza, Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros

Graduada em Matemática pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) (2019); Mestre(a) em Educação na linha de pesquisa Educação Matemática pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) (2022); Professora de Matemática na rede estadual de Minas Gerais e na rede municipal de Montes Claros.

Josué Antunes de Macêdo Antunes de Macêdo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e Professor  do Progrma de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Brasil.

Références

ALMEIDA, R. N.; PIETROPAOLO, R. C. Conhecimentos de Professores de Matemática em Início de Carreira Sobre o Campo Aditivo. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, [S. l], v. 13, n. 1, p. 53-63, 2019. Disponível em: https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/7929.

AMORIM NETO, A. de C.; CUNHA, A. S. da. A importância do PIBID no processo de ensino e aprendizagem de matemática na educação básica. Revista Areté Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Manaus, v. 13, n. 27, p. 1-11, jul. 2020. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1829.

ANTIQUEIRA, L. S. de; MACHADO, C. C. A Linguagem Escrita Proporciona um “Espaço De Encontro” no PIBID Matemática: Processos Interativos e Coletivos Potencializados. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, [S. l], v. 12, n. 1, p. 38-50, 2019. Disponível em: https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/6237.

ARAÚJO, R. N.; PASSOS, A. M.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. de M. Aspectos da identidade docente em licenciandos de Matemática no contexto do PIBID. Acta Scientiae. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l], v. 19, n. 4, p. 601-618, ago. 2017. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/3037.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Programa Institucional de Bolsas e Iniciação à Docência - PIBID. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Brasília, DF: SEI/CAPES, 2022.

BRUM, E. dos S. B.; SIMONETTI, D.; MERLI, R. F. PIBID-TOO e os Produtos Educacionais Digitais: os Resultados de um Grupo em Ação. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, [S. l], v. 12, n. 1, p. 57-66, 2019. Disponível em: https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/6255.

COLOMBO, J. A. A.; CALDATO, M. E. Projetos de pesquisa pedagógica no PIBID: possibilidades formativas para

o desenvolvimento do conhecimento especializado do professor que ensina matemática. Revista de Ensino de

Ciências e Matemática, [S. l], v. 10, n. 2, p. 125-141, 2019. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2338.

COSTA, D. E.; MORAES, M. S. F. de; GONÇALVES, T. O. A Educação matemática como influenciadora nas práticas de ensino do PIBID. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Amazônia, v. 8, n. 16, p. 88-98, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1661.

FONTANA, R. A. C. Como nos tornamos professoras? 3. ed. Brasil: Autêntica, 2017.

KOHLS-SANTOS, P.; MOROSINI, M. C. O revisitar da metodologia do Estado do Conhecimento para além de uma Revisão Bibliográfica. Revista Panorâmica online, [S. l], v. 33, p. 123-145, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1318.

LIMA, C. N. do M. F. de; NACARATO, A. M. A investigação da própria prática: mobilização e apropriação de saberes profissionais em Matemática. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25, p. 241-265, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982009000200011.

MARINS, A. S.; SAVIOLI, A. M. P. das D.; TEIXEIRA, B. R. Um Panorama de Pesquisas Brasileiras Realizadas Sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, [S. l], v. 12, n. 1, p. 24-37, 2019. Disponível em: http://revista.pgsskroton.com.br/index.php/jieem/article/view/6196.

MOREIRA, G. E.; SILVA, J. M. P. da; LIMA, P. V. P. de. Revisão sistemática das contribuições de Malba Tahan para a Educação Matemática (2014-2017). Revemop, Ouro Preto, v. 1, n. 3, p. 379-396, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1845.

MOURA, É. M. de; SOUZA JUNIOR, A. J. de. Possibilidades de interfaces na formação de professores: apontamentos do programa institucional de bolsa de iniciação à docência. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, [S. l], v. 12, n. 1, p. 83-98, 2019. Disponível em: https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/6257.

PONTE, J. P. da. Formação do professor de Matemática: perspectivas atuais. Práticas profissionais dos

professores de Matemática, [S. l], v. 1, p. 343-360, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/275409911_Formacao_do_professor_de_Matematica_Perspetivas_atuais

PRANKE, A.; FRISON, L. M. B. Potencialização da Aprendizagem Autorregulada de Bolsistas do PIBID/UFPel do curso de Licenciatura em Matemática através de Oficinas Pedagógicas. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, SP, v. 29, p. 223-240, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-4415v29n51a12.

RODRIGUES, A. L.; RODRIGUES, P. H.; CYRINO, M. C. C. T. O papel do PIBID em Diferentes Ações do Estágio Curricular Supervisionado: Perspectivas de Futuros Professores. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, [S. l], v. 12, n. 2, p. 145-153, 2019. Disponível em: https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/6235.

RODRIGUES, M. U.; MISKULIN, R. G. S.; SILVA, L. D. Formação inicial de professores “para dentro da profissão” no âmbito do PIBID/matemática/initial formation of teachers “for inside the profession” within the framework of PIBID/mathematics. Revista Dynamis, [S. l], v. 25, n. 1, p. 26-45, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p26-45.

SACHS, L.; ANDRADE, M. M. Possibilidades outras de empinar orquídeas: iniciativas disparadas mobilizando a História Oral no PIBID-Matemática. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, [S. l], v. 12, n. 3, p. 345-351, 2019. Disponível em: https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/6223.

SANTOS, L. M. M. dos; ALVES, M. A. Formação inicial de professores de matemática: Mapeamento teórico.

REnCiMa, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 110-130, 2020. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2262.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 6. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

SILVA, F. dos S. Narrativas: uma proposta de formação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Matemática no Sul da Bahia. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, [S. l], v. 12, n. 1,

p. 51-56, 2019. Disponível em: https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/6245.

SOUZA, F. dos S.; OLIVEIRA JUNIOR, A. P.; KISTEMANN JUNIOR, M. A.; COUTINHO, C. de Q. e S. As contribuições do PIBID na construção da identidade profissional do educador matemático da UFF, UFTM e UFJF. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, [S. l], v. 12, n. 1, p. 119-132, 2019. Disponível em: https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/6304.

SOUZA, F. dos S.; SOUZA, E. R. F. de; SILVA, T. de L. As contribuições das ações do PIBID de educação matemática na educação básica. Educação Matemática em Revista, v. 20, n. 44, p. 39-48, 2015. Disponível em: http://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/article/view/433.

SOUZA, L. A. de; FERREIRA, M. D. Sobre a Docência em Matemática: a Potência das Autobiografias no Espaço Formativo do PIBID. Jornal Internacional de estudos em educação matemática, [S. l], v. 12, n. 1, p. 106-111, 2019. Disponível em: https://jieem.pgsskroton.com.br/article/view/6262.

SOUZA, M. A. S. de. PIBID: significados na formação inicial de professores de matemática. 2018. 206f. Tese (Doutorado em Educação: Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.

SOUZA, M. A. S. de; ALMOULOUD, S. Ag. PIBID: significados na formação inicial de professores de matemática. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, [S. l], v. 12, n. 1, p. 3-23, 2019. Disponível em: https://jieem.pgsskroton.com.br/article/view/6191.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Editora Vozes Limitada, 2014.

WIELEWSKI, S. A.; PALARO, L. A.; WIELEWSKI, G. D. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à

Docência-PIBID/Matemática/UFMT auxiliando na Formação Inicial. Amazônia: Revista de Educação em Ciências

e Matemáticas, Amazônia, v. 10, n. 20, p. 29-38, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2296.

Téléchargements

Publiée

2023-11-03

Comment citer

Neves Souza, J., & Antunes de Macêdo, J. A. de M. (2023). Estudo da Formação Inicial de Professores de Matemática: delineamento do PIBID de 2010 a 2020. Revista Diálogo Educacional, 23(79), 1670–1687. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.079.AO19