Estudo da Formação Inicial de Professores de Matemática
delineamento do PIBID de 2010 a 2020
DOI :
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.079.AO19Résumé
Nesta pesquisa, discorreu-se sobre o mapeamento de vinte artigos que foram publicados no decorrer de 2010 a 2020 em revistas com classificação Qualis A1 e A2 pertencentes à área de ensino e são analisados sob o olhar da revisão sistemática no âmbito do Estado do Conhecimento. O objetivo é analisar os trabalhos publicados em periódicos, que tiveram o propósito de discorrer sobre as Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) acerca da formação inicial do professor de Matemática, do ponto de vista desses pesquisadores, segundo os periódicos de pesquisa disponíveis e classificados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), classificação Qualis periódicos, referente ao quadriênio 2013-2016. Ao analisar os artigos, foi possível compreender o impacto do PIBID na formação docente, em especial na formação de professores de Matemática. Os resultados da investigação apontam que o PIBID auxilia futuros professores a serem inseridos na sala de aula, estimulando saberes docentes que são incentivados com a vivência e adquiridos com a experiência no âmbito escolar.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, R. N.; PIETROPAOLO, R. C. Conhecimentos de Professores de Matemática em Início de Carreira Sobre o Campo Aditivo. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, [S. l], v. 13, n. 1, p. 53-63, 2019. Disponível em: https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/7929.
AMORIM NETO, A. de C.; CUNHA, A. S. da. A importância do PIBID no processo de ensino e aprendizagem de matemática na educação básica. Revista Areté Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Manaus, v. 13, n. 27, p. 1-11, jul. 2020. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1829.
ANTIQUEIRA, L. S. de; MACHADO, C. C. A Linguagem Escrita Proporciona um “Espaço De Encontro” no PIBID Matemática: Processos Interativos e Coletivos Potencializados. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, [S. l], v. 12, n. 1, p. 38-50, 2019. Disponível em: https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/6237.
ARAÚJO, R. N.; PASSOS, A. M.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. de M. Aspectos da identidade docente em licenciandos de Matemática no contexto do PIBID. Acta Scientiae. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l], v. 19, n. 4, p. 601-618, ago. 2017. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/3037.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Programa Institucional de Bolsas e Iniciação à Docência - PIBID. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Brasília, DF: SEI/CAPES, 2022.
BRUM, E. dos S. B.; SIMONETTI, D.; MERLI, R. F. PIBID-TOO e os Produtos Educacionais Digitais: os Resultados de um Grupo em Ação. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, [S. l], v. 12, n. 1, p. 57-66, 2019. Disponível em: https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/6255.
COLOMBO, J. A. A.; CALDATO, M. E. Projetos de pesquisa pedagógica no PIBID: possibilidades formativas para
o desenvolvimento do conhecimento especializado do professor que ensina matemática. Revista de Ensino de
Ciências e Matemática, [S. l], v. 10, n. 2, p. 125-141, 2019. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2338.
COSTA, D. E.; MORAES, M. S. F. de; GONÇALVES, T. O. A Educação matemática como influenciadora nas práticas de ensino do PIBID. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Amazônia, v. 8, n. 16, p. 88-98, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1661.
FONTANA, R. A. C. Como nos tornamos professoras? 3. ed. Brasil: Autêntica, 2017.
KOHLS-SANTOS, P.; MOROSINI, M. C. O revisitar da metodologia do Estado do Conhecimento para além de uma Revisão Bibliográfica. Revista Panorâmica online, [S. l], v. 33, p. 123-145, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1318.
LIMA, C. N. do M. F. de; NACARATO, A. M. A investigação da própria prática: mobilização e apropriação de saberes profissionais em Matemática. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25, p. 241-265, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982009000200011.
MARINS, A. S.; SAVIOLI, A. M. P. das D.; TEIXEIRA, B. R. Um Panorama de Pesquisas Brasileiras Realizadas Sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, [S. l], v. 12, n. 1, p. 24-37, 2019. Disponível em: http://revista.pgsskroton.com.br/index.php/jieem/article/view/6196.
MOREIRA, G. E.; SILVA, J. M. P. da; LIMA, P. V. P. de. Revisão sistemática das contribuições de Malba Tahan para a Educação Matemática (2014-2017). Revemop, Ouro Preto, v. 1, n. 3, p. 379-396, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1845.
MOURA, É. M. de; SOUZA JUNIOR, A. J. de. Possibilidades de interfaces na formação de professores: apontamentos do programa institucional de bolsa de iniciação à docência. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, [S. l], v. 12, n. 1, p. 83-98, 2019. Disponível em: https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/6257.
PONTE, J. P. da. Formação do professor de Matemática: perspectivas atuais. Práticas profissionais dos
professores de Matemática, [S. l], v. 1, p. 343-360, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/275409911_Formacao_do_professor_de_Matematica_Perspetivas_atuais
PRANKE, A.; FRISON, L. M. B. Potencialização da Aprendizagem Autorregulada de Bolsistas do PIBID/UFPel do curso de Licenciatura em Matemática através de Oficinas Pedagógicas. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, SP, v. 29, p. 223-240, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-4415v29n51a12.
RODRIGUES, A. L.; RODRIGUES, P. H.; CYRINO, M. C. C. T. O papel do PIBID em Diferentes Ações do Estágio Curricular Supervisionado: Perspectivas de Futuros Professores. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, [S. l], v. 12, n. 2, p. 145-153, 2019. Disponível em: https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/6235.
RODRIGUES, M. U.; MISKULIN, R. G. S.; SILVA, L. D. Formação inicial de professores “para dentro da profissão” no âmbito do PIBID/matemática/initial formation of teachers “for inside the profession” within the framework of PIBID/mathematics. Revista Dynamis, [S. l], v. 25, n. 1, p. 26-45, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p26-45.
SACHS, L.; ANDRADE, M. M. Possibilidades outras de empinar orquídeas: iniciativas disparadas mobilizando a História Oral no PIBID-Matemática. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, [S. l], v. 12, n. 3, p. 345-351, 2019. Disponível em: https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/6223.
SANTOS, L. M. M. dos; ALVES, M. A. Formação inicial de professores de matemática: Mapeamento teórico.
REnCiMa, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 110-130, 2020. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2262.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 6. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.
SILVA, F. dos S. Narrativas: uma proposta de formação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Matemática no Sul da Bahia. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, [S. l], v. 12, n. 1,
p. 51-56, 2019. Disponível em: https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/6245.
SOUZA, F. dos S.; OLIVEIRA JUNIOR, A. P.; KISTEMANN JUNIOR, M. A.; COUTINHO, C. de Q. e S. As contribuições do PIBID na construção da identidade profissional do educador matemático da UFF, UFTM e UFJF. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, [S. l], v. 12, n. 1, p. 119-132, 2019. Disponível em: https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/6304.
SOUZA, F. dos S.; SOUZA, E. R. F. de; SILVA, T. de L. As contribuições das ações do PIBID de educação matemática na educação básica. Educação Matemática em Revista, v. 20, n. 44, p. 39-48, 2015. Disponível em: http://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/article/view/433.
SOUZA, L. A. de; FERREIRA, M. D. Sobre a Docência em Matemática: a Potência das Autobiografias no Espaço Formativo do PIBID. Jornal Internacional de estudos em educação matemática, [S. l], v. 12, n. 1, p. 106-111, 2019. Disponível em: https://jieem.pgsskroton.com.br/article/view/6262.
SOUZA, M. A. S. de. PIBID: significados na formação inicial de professores de matemática. 2018. 206f. Tese (Doutorado em Educação: Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
SOUZA, M. A. S. de; ALMOULOUD, S. Ag. PIBID: significados na formação inicial de professores de matemática. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, [S. l], v. 12, n. 1, p. 3-23, 2019. Disponível em: https://jieem.pgsskroton.com.br/article/view/6191.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Editora Vozes Limitada, 2014.
WIELEWSKI, S. A.; PALARO, L. A.; WIELEWSKI, G. D. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à
Docência-PIBID/Matemática/UFMT auxiliando na Formação Inicial. Amazônia: Revista de Educação em Ciências
e Matemáticas, Amazônia, v. 10, n. 20, p. 29-38, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2296.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Editora Universitária Champagnat 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.