Estudio de la Formación Inicial de Profesores de Matemáticas
diseño del PIBID de 2010 a 2020
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.079.AO19Resumen
En esta investigación discutimos el mapeo de veinte artículos que fueron publicados en el periodo de 2010 a 2020 en revistas clasificadas con Qualis A1 y A2 en el área de docencia y son analizados desde la perspectiva de la revisión sistemática dentro del Estado del Conocimiento. El objetivo es analizar los trabajos publicados en periódicos, que tuvieron como finalidad discutir las Contribuciones del Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia (PIBID) en la formación inicial del profesor de Matemática, desde el punto de vista de estos investigadores, según los periódicos de investigación disponibles clasificados por la Coordinación para el Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior (CAPES), clasificación periódica Qualis, cuatrienio 2013-2016. Mediante el análisis de los artículos, fue posible comprender el impacto del PIBID en la formación docente, en particular, la formación de profesores de matemáticas. Los resultados de la investigación indican que el PIBID ayuda a los futuros docentes a insertarse en el aula, estimulando saberes docentes que se fomentan con la experiencia y se adquieren con la experiencia en el ámbito escolar.
Descargas
Citas
ALMEIDA, R. N.; PIETROPAOLO, R. C. Conhecimentos de Professores de Matemática em Início de Carreira Sobre o Campo Aditivo. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, [S. l], v. 13, n. 1, p. 53-63, 2019. Disponível em: https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/7929.
AMORIM NETO, A. de C.; CUNHA, A. S. da. A importância do PIBID no processo de ensino e aprendizagem de matemática na educação básica. Revista Areté Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Manaus, v. 13, n. 27, p. 1-11, jul. 2020. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1829.
ANTIQUEIRA, L. S. de; MACHADO, C. C. A Linguagem Escrita Proporciona um “Espaço De Encontro” no PIBID Matemática: Processos Interativos e Coletivos Potencializados. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, [S. l], v. 12, n. 1, p. 38-50, 2019. Disponível em: https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/6237.
ARAÚJO, R. N.; PASSOS, A. M.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. de M. Aspectos da identidade docente em licenciandos de Matemática no contexto do PIBID. Acta Scientiae. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l], v. 19, n. 4, p. 601-618, ago. 2017. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/3037.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Programa Institucional de Bolsas e Iniciação à Docência - PIBID. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Brasília, DF: SEI/CAPES, 2022.
BRUM, E. dos S. B.; SIMONETTI, D.; MERLI, R. F. PIBID-TOO e os Produtos Educacionais Digitais: os Resultados de um Grupo em Ação. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, [S. l], v. 12, n. 1, p. 57-66, 2019. Disponível em: https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/6255.
COLOMBO, J. A. A.; CALDATO, M. E. Projetos de pesquisa pedagógica no PIBID: possibilidades formativas para
o desenvolvimento do conhecimento especializado do professor que ensina matemática. Revista de Ensino de
Ciências e Matemática, [S. l], v. 10, n. 2, p. 125-141, 2019. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2338.
COSTA, D. E.; MORAES, M. S. F. de; GONÇALVES, T. O. A Educação matemática como influenciadora nas práticas de ensino do PIBID. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Amazônia, v. 8, n. 16, p. 88-98, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1661.
FONTANA, R. A. C. Como nos tornamos professoras? 3. ed. Brasil: Autêntica, 2017.
KOHLS-SANTOS, P.; MOROSINI, M. C. O revisitar da metodologia do Estado do Conhecimento para além de uma Revisão Bibliográfica. Revista Panorâmica online, [S. l], v. 33, p. 123-145, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1318.
LIMA, C. N. do M. F. de; NACARATO, A. M. A investigação da própria prática: mobilização e apropriação de saberes profissionais em Matemática. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25, p. 241-265, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982009000200011.
MARINS, A. S.; SAVIOLI, A. M. P. das D.; TEIXEIRA, B. R. Um Panorama de Pesquisas Brasileiras Realizadas Sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, [S. l], v. 12, n. 1, p. 24-37, 2019. Disponível em: http://revista.pgsskroton.com.br/index.php/jieem/article/view/6196.
MOREIRA, G. E.; SILVA, J. M. P. da; LIMA, P. V. P. de. Revisão sistemática das contribuições de Malba Tahan para a Educação Matemática (2014-2017). Revemop, Ouro Preto, v. 1, n. 3, p. 379-396, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1845.
MOURA, É. M. de; SOUZA JUNIOR, A. J. de. Possibilidades de interfaces na formação de professores: apontamentos do programa institucional de bolsa de iniciação à docência. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, [S. l], v. 12, n. 1, p. 83-98, 2019. Disponível em: https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/6257.
PONTE, J. P. da. Formação do professor de Matemática: perspectivas atuais. Práticas profissionais dos
professores de Matemática, [S. l], v. 1, p. 343-360, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/275409911_Formacao_do_professor_de_Matematica_Perspetivas_atuais
PRANKE, A.; FRISON, L. M. B. Potencialização da Aprendizagem Autorregulada de Bolsistas do PIBID/UFPel do curso de Licenciatura em Matemática através de Oficinas Pedagógicas. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, SP, v. 29, p. 223-240, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-4415v29n51a12.
RODRIGUES, A. L.; RODRIGUES, P. H.; CYRINO, M. C. C. T. O papel do PIBID em Diferentes Ações do Estágio Curricular Supervisionado: Perspectivas de Futuros Professores. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, [S. l], v. 12, n. 2, p. 145-153, 2019. Disponível em: https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/6235.
RODRIGUES, M. U.; MISKULIN, R. G. S.; SILVA, L. D. Formação inicial de professores “para dentro da profissão” no âmbito do PIBID/matemática/initial formation of teachers “for inside the profession” within the framework of PIBID/mathematics. Revista Dynamis, [S. l], v. 25, n. 1, p. 26-45, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p26-45.
SACHS, L.; ANDRADE, M. M. Possibilidades outras de empinar orquídeas: iniciativas disparadas mobilizando a História Oral no PIBID-Matemática. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, [S. l], v. 12, n. 3, p. 345-351, 2019. Disponível em: https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/6223.
SANTOS, L. M. M. dos; ALVES, M. A. Formação inicial de professores de matemática: Mapeamento teórico.
REnCiMa, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 110-130, 2020. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2262.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 6. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.
SILVA, F. dos S. Narrativas: uma proposta de formação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Matemática no Sul da Bahia. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, [S. l], v. 12, n. 1,
p. 51-56, 2019. Disponível em: https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/6245.
SOUZA, F. dos S.; OLIVEIRA JUNIOR, A. P.; KISTEMANN JUNIOR, M. A.; COUTINHO, C. de Q. e S. As contribuições do PIBID na construção da identidade profissional do educador matemático da UFF, UFTM e UFJF. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, [S. l], v. 12, n. 1, p. 119-132, 2019. Disponível em: https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/6304.
SOUZA, F. dos S.; SOUZA, E. R. F. de; SILVA, T. de L. As contribuições das ações do PIBID de educação matemática na educação básica. Educação Matemática em Revista, v. 20, n. 44, p. 39-48, 2015. Disponível em: http://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/article/view/433.
SOUZA, L. A. de; FERREIRA, M. D. Sobre a Docência em Matemática: a Potência das Autobiografias no Espaço Formativo do PIBID. Jornal Internacional de estudos em educação matemática, [S. l], v. 12, n. 1, p. 106-111, 2019. Disponível em: https://jieem.pgsskroton.com.br/article/view/6262.
SOUZA, M. A. S. de. PIBID: significados na formação inicial de professores de matemática. 2018. 206f. Tese (Doutorado em Educação: Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
SOUZA, M. A. S. de; ALMOULOUD, S. Ag. PIBID: significados na formação inicial de professores de matemática. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, [S. l], v. 12, n. 1, p. 3-23, 2019. Disponível em: https://jieem.pgsskroton.com.br/article/view/6191.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Editora Vozes Limitada, 2014.
WIELEWSKI, S. A.; PALARO, L. A.; WIELEWSKI, G. D. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à
Docência-PIBID/Matemática/UFMT auxiliando na Formação Inicial. Amazônia: Revista de Educação em Ciências
e Matemáticas, Amazônia, v. 10, n. 20, p. 29-38, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2296.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Editora Universitária Champagnat
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.