Instruir, aprender ou comunicar: Reflexão sobre os fundamentos das opções pedagógicas perspetivadas a partir do ato de ensinar
DOI :
https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.AO01Résumé
Este é um texto por meio do qual se visa abordar os projetos de educação escolar, do ponto de vista dos seus pressupostos e implicações pedagógicas, a partir de uma abordagem que encontra na noção de paradigma o instrumento de organização de uma tal reflexão. Trata-se de uma decisão que visa definir a escala deste empreendimento, através do qual se pretende refletir sobre as crenças e as conceções de caráter ontológico e epistemológico que fundamentam os diferentes tipos de opções subjacentes aos distintos modos de conceber o ato de ensinar, enquanto ato que, segundo Roldão (2009), permite identificar e caraterizar a atividade educativa, específica e singular, dos professores nas salas de aula. Neste trabalho, e de acordo com os pressupostos acabados de enunciar, partimos do princípio que o ato de ensinar pode ser captado, hoje, em função de três paradigmas: o paradigma pedagógico da instrução, o paradigma pedagógico da aprendizagem e o paradigma pedagógico da comunicação (TRINDADE & COSME, 2010). Três paradigmas que serão objeto de interpelação nesteartigo, na medida em que exprimem três modos distintos de pensar o que se entende por educar nas escolas e, concomitantemente, a relação entre docentes, alunos e o património de informações, instrumentos, procedimentos e atitudes que foram culturalmente validados e que são considerados necessários à vida de cada um nas sociedades em que vivemos.Téléchargements
Références
BARROSO, J. Os liceus : Organização pedagógica e administração (1836 – 1960) – Vol . I. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, 1995.
BRUNER, J. Cultura da educação . Lisboa: Edições 70, 2000.
CANÁRIO, R. Educação de Adultos: Um campo e uma problemática. Lisboa: Educa– Formação, 1999.
CHARLOT, B. Da relação com o saber : Elementos para uma teoria. Porto Alegria: Artes Médicas, 2000.
CLAPARÈDE, É. L´Éducation fonctionelle . Neuchatel: Delachaux & Niestlé, S.A., 1931.
COUSINET, Roger. Une méthode de travail libre par groupes. Les Éditions du Cerf, 1945
COSME, A; TRINDADE, R. Organização e gestão do trabalho pedagógico : perspetivas, questões, desafios e respostas. Porto: LivPsic, 2013.
FABRE, M. Situations-problèmes et savoir scolaire. Paris: P.U.F. 1999.
FERRIÈRE, A. A escola activa. Porto: Editora Educação Nacional, 1934
GRÁCIO, R. Obra Completa I. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1995.
NÓVOA, A.; SCHRIEWER, J. A difusão mundial da escola. Lisboa: Educa, 2000.
MATOS, M. S. Teorias e práticas da formação: Contributo para a reabilitação do trabalho pedagógico. Porto: Edições ASA, 1999.
MONTEIL, J-M. Dynamique sociale et systèmes de formation. Paris: Éd. Universitaires – UNMFREO, 1985
PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Lisboa: Publicações D. Quixote., 1978.
PIAGET, J; INHELDER, B. A psicologia da criança. Porto: Edições ASA, 1993.
ROLDÃO, M. C. Estratégias de ensino : o saber e o agir do professor. Gaia: Fundação Manuel Leão, 2009.
SILVA, T. T. da. O adeus às metanarrativas educacionais. In: Silva, T.T. da (Org.), O sujeito da educação: Estudos foucaultianos. Rio de Janeiro: Vozes, 1997. p. 247-258
TRINDADE, R.; COSME, A. Escola, educação e aprendizagem: Desafios e respostas pedagógicas. Rio de Janeiro: WAK editora, 2010.
TRINDADE, R. O Movimento da Educação Nova e a reinvenção da Escola: Da afirmação de uma necessidade aos equívocos de um desejo. Porto: Universidade Porto Editorial, 2013.
VINCENT, G.; LAHIRE, B.; THIN, D. Sur l’ histoire et la théorie de la forme scolaire. In: VINCENT, GUY (Coord.), L’ éducation prisonnière de la forme scolaire?: Scolarisation et socialisation dans les societés industrielles. Lyon: Presses Universitaires de Lyon, 1994, p. 207-227.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.