A formação inicial de professores na Finlândia
DOI :
https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS04Résumé
Nesta pesquisa buscamos compreender os princípios que norteiam a formação inicial de professores na Finlândia especialmente nas Universidades de Helsinque e Jyväskylä. Realizamos uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, tendo como procedimentos de geração de dados entrevistas e observações de aulas, análise de documentos institucionais das duas instituições e documentos oficiais finlandeses. Os participantes da pesquisa foram oito docentes formadores de professores para Educação Primária (quatro de cada universidade). A análise baseou-se na técnica da Análise de Conteúdo e apoiamo-nos em André (2006, 2008); Lüdke (2009); Contreras (2002) e Alarcão (1996) para discutir as cinco categorias definidas a posteriori e, que evidenciaram os principais princípios da formação de professores nas duas Universidades: Pesquisa; Autonomia; Relação teoria e prática, Reflexão e Cooperação. Como principais resultados, destacamos que: a pesquisa é a base de todo o processo de formação inicial na Finlândia; a tomada de decisões se dá de maneira autônoma, delineada em valores de responsabilidade social; a relação teoria e prática foi enfatizada nos momentos da formação de professores que acompanhamos e compreendida como um princípio essencial para o desenvolvimento profissional e pessoal dos professores; a cooperação foi evidenciada nas relações entre professores formadores, estudantes, universidades e escolas de Educação Básica. Entendemos que estes princípios possam auxiliar os professores do Brasil, no sentido de perceberem diferentes perspectivas, ressignificando conhecimentos teóricos e práticos que envolvem a profissão docente. Os resultados possibilitam repensar, também, as Políticas Públicas da formação de professores no nosso País.Téléchargements
Références
ALARCÃO, I. Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996.
ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva . 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
ANDRE, M. E. D. A. de. Ensinar a pesquisar... como e para quê? In: XIII ENDIPE, 2006, Recife. Educação Formal e Não Formal . Recife: Edições Bagaço, v. 3, 2006. p. 221-233.
ANDRE, M. E. D. A. O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2008.
CONTRERAS, J. Autonomia dos professores . São Paulo: Cortez, 2002.
FINLAND. Ministry of Education and Culture. Education in Finland. The Youth Guarantee in Finland: provides employment, training and a customised service, 2012.
FINLAND. Ministry of Education and Culture. Department of Education and Science Policy. Education and Research 2011-2016: a Development Plan. Helsinque: 2012.
FINLAND. Programme of Prime Minister Jyrki Katainen’s Government . Helsinque: 2011.
HELSINKI. Research-based Teaching at the Heart of Teacher Education. University of Helsinki, Department of Teacher Education, Faculty of Behavioural Sciences: 2011.
IMBERNÓN, F. Inovar o ensino e a aprendizagem na universidade . São Paulo: Cortez, 2012.
JYRHÄMÄ, R.; MAARANEN, K. Research-Orientation in a Teacher’s work. In: NIEMI., Hannele et al. Miracle of Education : The Principles of Teaching and Leaning in Finnish Schools. Rotterdam: Sense Publishers, 2012. p. 97-112.
JYVÄSKYLÄ. Teacher Education Department Curriculum . University of Jyväskylä: 2012.
LÜDKE, M. et al. O que conta como pesquisa? São Paulo: Cortez, 2009.
MARCELO GARCÍA, C. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
MARCELO GARCÍA, C.; VAILLANT, D. Ensinando a ensinar: As quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Ed. UTFPR, 2012.
MIZUKAMI, M. da G. N. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2002.
NÓVOA, A. O regresso dos professores . Pinhais: Editora Mello, 2011.
OECD. Attracting, Developing and Retaining effective Teachers. Country background report for Finland. Finland: Ministry of Education, 2003.
OECD. Organization for Economic Co-operation and Development.ICT in Initial Teacher Training. Finland: Country Report, 2010.
PEREIRA, E. M. de A.; ALMEIDA, M. de L. P. de. Reforma Universitária e a construção do espaço europeu de educação superior: análise de uma década do processo de Bolonha. Campinas: Mercado das Letras, 2011.
RAUSCH, R. B. O processo de reflexividade promovido pela pesquisa na formação inicial de professores. 2008. 326 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.
SADALLA, A. M. F. de A. Construindo uma escola reflexiva: o que a psicologia tem a ver com isso? In. VICENTINI, A. A. F.; SANTOS, I. H. dos; ALEXANDRINO, R. (orgs). O coordenador pedagógico : práticas, saberes e produção de conhecimentos. Campinas: Graf. FE, 2006.
SADALLA, A. M. F. de A.; SÁ-CHAVES, I. Constituição da reflexividade docente: indícios de desenvolvimento profissional coletivo. Educação Temática Digital (EDT) , Campinas, v. 9, n. 3, p. 189 203, jun. 2008.
ZABALZA, M. A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.