Docência da educação profissional: entre a universalidade e a singularidade

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.DS06

Résumé

Este trabalho tem como objetivo identificar como os professores da educação profissional efetivam a sua docência enfocando os conhecimentos considerados relevantes e os saberes requeridos para o exercício da docência de modo semelhante aos demais níveis e etapas da educação e as especificidades da educação profissional. Toma como referência, em relação aos saberes docentes, os estudos de Imbernón, Nóvoa, Shulman e Tardif e autores brasileiros que discutem a temática. A abordagem metodológica foi orientada pela pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa de campo e os dados empíricos foram produzidos por meio de estudo de caso instrumental com uso de entrevista realizada com dez professores que atuam nos cursos técnicos de nível médio em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia situado no sul do Brasil. Os resultados indicam que, de modo geral, os professores precisam construir saberes que envolvem a docência de modo universal, acrescido de singularidades que distinguem a educação profissional dos demais níveis e etapas da educação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Marilandi Maria Mascarello Vieira, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Mestre em Educação pela UPF; Mestre em Direito pela UFSC; Doutora em Educação nas Ciências pela INUJUI. Professora do Programa de Mestrado em Educação da Unochapecó. 

 

Maria Cristina Pansera de Araújo, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - IJUI – RS – Brasil.

Doutora em Genética e Biologia Molecular – UFRGS. Professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências – UNIJUI.

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Câmpus Sertão

Mestre em Educação pela UPF; Doutor em Educação pela PUC-RS. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Câmpus Sertão

Téléchargements

Publiée

2021-11-11

Comment citer

Mascarello Vieira, M. M., Pansera de Araújo, M. C., & de Aparecido Vieira, J. (2021). Docência da educação profissional: entre a universalidade e a singularidade. Revista Diálogo Educacional, 21(71). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.DS06