Os saberes para ensinar matemática e a profissionalização do educador matemático

Auteurs

  • Wagner Rodrigues Valente Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos, SP

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.051.ao04

Résumé

Este texto analisa os saberes na formação de professores. Em específico, da formação matemática tanto para os futuros docentes do Ensino Fundamental como para aqueles do Ensino Médio, considerando a terminologia atual do sistema escolar brasileiro. Na análise, o texto apoia-se nos estudos que vem sendo desenvolvidos pela Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE) da Universidade de Genebra, na Suíça. Buscar-se-á mostrar que a profissionalização do educador matemático, em contraposição ao professor de matemática, tem na “matemática para ensinar” sua referência constitutiva. A base empírica do estudo leva em consideração pesquisas relacionadas à história da educação matemática brasileira, em especial, a década de 1930, em que teve destaque as ações do professor Euclides Roxo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2017-07-31

Comment citer

Rodrigues Valente, W. (2017). Os saberes para ensinar matemática e a profissionalização do educador matemático. Revista Diálogo Educacional, 17(51), 207–222. https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.051.ao04