A formação ética e o autoconhecimento para a formação de professores(as) em direitos humanos e ciências naturais

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.AO01

Résumé

Este ensaio teórico tem como objetivo discutir sobre a formação continuada de professores(as) de Ciências Naturais, dos anos iniciais do ensino fundamental, voltada à formação ética e ao autoconhecimento, tendo como propósito uma Educação em Direitos Humanos. Para o desenvolvimento deste ensaio, foi realizado um levantamento
bibliográfico em livros, periódicos acadêmicos e artigos, que teve como objetivo aprofundar a temática apontada. Considera-se que as atitudes pedagógicas dos(as) professores(as) podem ser influenciadas pelas disposições construídas ao longo de sua história, assim é importante que o(a) docente reflita sobre essas disposições (habitus), visando uma formação ética, política e crítica, que leva ao desenvolvimento de práticas
pedagógicas mais voltadas para uma Educação em Direitos Humanos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Hanslivian Correia Cruz Bonfim, Prefeitura Municipal de Educação

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2000), especialização em Psicopedagogia Clínica pelo Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão - IBPEX (2002). Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Paraná (2015). Doutora em Educação pela UFPR (2021). Atualmente é Suporte Técnico Pedagógico pela Prefeitura Municipal de Curitiba e atua como professora na formação inicial na Faculdade de Pinhais, sendo coordenadora do Curso de Pedagogia dessa mesma instituição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Organização do Trabalho Pedagógico em relação à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental.

Orliney Maciel Guimarães, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Ciências com Habilitação em Química pela UFU (1984), Mestre e Doutora em Ciências pela USP (1997), atuou junto ao Departamento de Química da UFPR de 1992-2019, atuou como docente e coordenadora do Programam de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFPR (2010-2016) e atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR, na Linha de Pesquisa: Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação.

Téléchargements

Publiée

2021-08-26

Comment citer

Correia Cruz Bonfim, H., & Guimarães, O. M. (2021). A formação ética e o autoconhecimento para a formação de professores(as) em direitos humanos e ciências naturais. Revista Diálogo Educacional, 21(70). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.AO01