Docência universitária e letramento digital: desafios da formação de professores
DOI :
https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.068.DS06Résumé
As escolas têm cada vez mais utilizado as tecnologias digitais, sendo comum o uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) e de rede sociais nas universidades. Surge daí a necessidade do desenvolvimento de competências para o uso das tecnologias digitais na formação docente, tratadas, neste artigo, como letramento digital. Desse modo, este artigo teve como objetivo investigar o que tem sido pesquisado sobre letramento digital no âmbito da docência universitária em publicações em língua portuguesa. Durante o mês de fevereiro de 2020, analisamos publicações a respeito de letramento digital na formação de professores, por meio de uma revisão sistemática, utilizando o Google Acadêmico, com os seguintes critérios de inclusão: publicações no período de 2010 a 2019, revisados por pares, com o termo “letramento digital”, ou “literacia digital” no título, que tratassem de formação de professores. Selecionamos 22 artigos, nos quais o foco, as palavras-chave, o problema de pesquisa e uma síntese dos principais resultados foram analisados. Os dados encontrados apontaram que os autores usam preferencialmente abordagens qualitativas, apresentam os desafios enfrentados por professores na aquisição de competências de letramento digital, mostrando alguns resultados com posições mais otimistas e outras mais céticas com relação a ações de capacitação docente. Dentre as soluções para os desafios, há sugestões para a formação dos professores, para o desenvolvimento das competências necessárias ao letramento digital. Embora esta possa ser uma solução de primeira escolha, não se pode descartar outras ações, como trabalho colaborativo entre professores e alunos, entre colegas docentes, com suporte de pesquisadores da academia.
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