Trabalho pedagógico e docência universitária nos Cursos de Direito na perspectiva da Resolução CNE/CES 05/2018

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.068.DS10

Résumé

Sistematiza-se análise sobre o trabalho pedagógico realizado pelos professores no Curso de Direito, tendo por referência a historicidade e as mudanças indicadas pela Resolução CNE/CES 05/2018. O estudo pautou-se pela Análise dos Movimentos de Sentidos, elaborada pelo grupo de pesquisa do qual se participa, que visa à compreensão dos fenômenos como elaborações discursivas, comparando-os horizontal e verticalmente. Nesse viés, para a produção de dados, realizou-se pesquisa e análise documentais em textos que se referem ao Curso de Direito, em livros, artigos e políticas educacionais direcionadas a esta área, em especial, as versões já publicadas das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Direito no Brasil. Em toda a análise dos dados, a historicidade e a contextualização, na mediação com as políticas educacionais referentes à área do Direito, foram balizas. Em suma, realizou-se um estudo, de base histórica, com o objetivo de entender como se caracteriza o trabalho pedagógico no Curso de Direito e, neste viés, diferenciando “trabalho pedagógico” e “docência universitária”. Assim, o artigo inicia pela apresentação das concepções que orientaram a produção e a análise dos dados, esclarecendo por que se põe em relevo a noção de trabalho pedagógico e qual sua relação com docência universitária. Apresenta-se também uma leitura da historicidade dos cursos de Direito no país, sob a ótica do trabalho pedagógico dos professores e esclarece-se quanto às possibilidades e desafios deste trabalho, com base no estudo realizado.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Franceli Bianquin Grigoletto Papalia, Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria

Advogada. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria

Téléchargements

Publiée

2021-02-23

Comment citer

Papalia, F. B. G., & Soares Ferreira, L. (2021). Trabalho pedagógico e docência universitária nos Cursos de Direito na perspectiva da Resolução CNE/CES 05/2018. Revista Diálogo Educacional, 21(68). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.068.DS10