As tecnologias educacionais na formação em Educação Ambiental para a sustentabilidade

Auteurs

  • Antonio Fernando Silveira Guerra Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

DOI :

https://doi.org/10.7213/rde.v10i31.2656

Résumé

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa participante desenvolvida durante um processo de formação continuada que associou a Educação Ambiental (EA) para a sustentabilidade com o uso de tecnologias educacionais, em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O processo de formação esteve vinculado a um projeto sobre materiais e tecnologias para EA com o tema gerador Sustentabilidade. Foi desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade (GEEAS), do Programa Mestrado em Educação da Univali, com 18 professores que utilizavam os recursos de laboratórios de informática de nove escolas da rede pública municipal e estadual de quatro municípios na região da foz do Rio Itajaí, em Santa Catarina. O processo vivenciado resultou na produção de um material multimídia sobre o tema gerador Sustentabilidade, com atividades pedagógicas usando como apoio apresentações, mapas conceituais, blogs e jogos, apresentadas como estratégias no processo ensino-aprendizagem. Nos projetos desenvolvidos nas escolas destacam-se a citação de referências utilizadas durante a formação, como Tozoni-Reis (2006), Guerra e Taglieber (2007), Guimarães (2004), Loureiro (2004), dentre outros, e a utilização das TIC e do AVA apontam para mudanças das práticas com o uso da abordagem crítica e emancipatória da EA, e um afastamento da pedagogia tradicional. A pesquisa também avaliou os obstáculos e possibilidades na apropriação do uso das tecnologias como inovação nas práticas pedagógicas. Nas falas dos professores, evidenciou-se a importância da formação no campo socioambiental, aperfeiçoamento técnico, metodológico e de inovação em relação ao uso de ferramentas tecnológicas, na prática pedagógica em Educação Ambiental.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ASSOCIAÇÃO NACIONAL PELA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO – ANFOPE. Documento final. In: ENCONTRO NACIONAL

DA ANFOPE, 10., Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: ANFOPE, 2000.

ARROYO, M. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. Petrópolis: Vozes, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Programa Nacional de Informática na Educação – PROINFO. Brasília: MEC, 1997. Disponível em: . Acesso em: 3 mar. 2009.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais. Brasília: MEC, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa parâmetros e ação, meio ambiente na escola: guia do formador. Brasília: MEC, SEF, 2001a.

BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação / Conselho Pleno. CNE/CP n. 09/2001, de 8 de maio de 2001, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, licenciatura, graduação plena. Brasília, DF, 8 maio 2001b. Disponível em: Acesso em: 15 jul. 2009.

BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação / Conselho Pleno. Parecer CNE/CP n. 28/2001, de 8 de maio de 2001, que dá nova redação ao Parecer CNE/CP n. 21/2001, estabelecendo a duração e a carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, DF, 8 maio 2001c. Disponível em

Acesso em: 15 jul. 2009. BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação / Conselho Pleno. Dá nova redação ao item 3.6, alínea c, do Parecer CNE/CP n. 27/2001, de 2 de outubro de 2001, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, DF, 2 de outubro de 2001d. Disponível em: .

Acesso em: 15 jul. 2009.

BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação / Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n. 2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Brasília, DF, 19 fev. 2002. Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Ministério do Meio Ambiente. Consumo sustentável: manual de educação. Brasília: Consumers International/MMA/ MEC/IDEC, 2005.

CARNEIRO, S. M. M. A. Educação ambiental e a formação de educadores: pesquisas em escolas do ensino fundamental. In: GUERRA, A. F. S.; TAGLIEBER, J. E. (Org.). Educação ambiental: fundamentos, práticas e desafios. Itajaí: UNIVALI, 2007. p. 183-196.

CATAPAN, A. H. Pedagogia e tecnologia: a comunicação digital no processo pedagógico. Educação, Porto Alegre, v.26, n. 50, p. 195-211, 2003.

CUNHA, M. I. da. Profissionalização docente: contradições e perspectivas. In: VEIGA, I. P. A. Desmistificando a profissionalização docente. Campinas: Papirus, 1999. p. 127-147.

FÓRUM INTERNACIONAL DE ONGs E MOVIMENTOS SOCIAIS. Tratado das ONGs: aprovados no Fórum Internacional de Organizações Não Governamentais e Movimentos Sociais, no Âmbito do Fórum Global – ECO 92. Rio de Janeiro: Fórum, 1992.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 20. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREITAS, H. C. L. de. A (nova) política de formação de professores: a prioridade postergada. Educação & Sociedade, v. 28, n. 100, p. 1203-1230, 2007.

GADOTTI, M. Educar para um outro mundo possível. São Paulo: Publisher, 2007.

GUERRA, A. F. S. Diário de bordo: navegando em um Ambiente de

Aprendizagem Cooperativa para Educação Ambiental. Florianópolis, 2001. 336 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção – Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2001.

GUERRA, A. F. S. et al. Educação Ambiental e sustentabilidade: atividades e materiais pedagógicos. Itajaí: UNIVALI, 2009. 1 CD-ROM.

GUERRA, A. F. S.; MOSER, S. de F. B. Materiais pedagógicos e tecnologias: avanços e obstáculos na formação continuada em educação ambiental. Contrapontos, v. 8, p. 253-269, 2008.

GUERRA, A. F. S.; TAGLIEBER, J. E. (Org.). Educação ambiental:

fundamentos, práticas e desafios. Itajaí: UNIVALI, 2007.

GUIMARÃES, M. A formação de educadores ambientais.Campinas: Papirus, 2004.

GUTIÉRREZ, J.; BENAYAS, J.; CALVO, S. Educación para el desarrolho sostenible: evaluación de retos y oportunidades del decenio 2005-2014. Revista Iberoamericana de Educación, n. 40, p. 25-69, 2006.

HEIDE, A.; STILBORNE, L. Guia do professor para a internet: completo e fácil. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

JUSTEN, L. M. Trajetórias de um grupo interinstitucional de um programa de formação de educadores ambientais no Estado do Paraná (1997-2002). 2005. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2005.

LEFF, E. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2001.

LEITE, L. S. (Coord.). Tecnologia educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2003.

LOUREIRO, C. F. B. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. São

Paulo: Cortez, 2004a.

LOUREIRO, C. F. B.. Educar, participar e transformar em educação ambiental. Brasília: Rede Brasileira de Educação Ambiental, Revista Brasileira de Educação Ambiental, n. 0. p. 13-20, 2004b.

LUCHETTA, L. H.; GUERRA, A. F. S. Um ambiente virtual de aprendizagem na formação continuada em Educação Ambiental. In: SIMPÓSIO SULBRASILEIRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS, 15., 2008. Canoas. Anais eletrônicos... Canoas, ULBRA, 2008. 12 p.

NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação: Lisboa: Dom Quixote, 1997.

ORELLANA, I. La estrategia pedagógica de la comunidad de aprendizaje:definiendo sus fundamentos, sus prácticas y su pertinencia en educación ambiental. In: SAUVÈ, L.; ORELLANA, I.; SATO. M. Textos escolhidos em educação ambiental: de uma América a outra. Montreal: Les Publications ERE-UQAM, 2002. p. 221-231.

ORSI, R. F. M. A formação continuada do programa “Vamos Cuidar do Brasil nas escolas” na região da AMFRI, em Santa Catarina. 2008. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Vale do Itajaí, Itajaí, 2008.

PERRENOUD, P. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. PROGRAMA LATINO-AMERICANO E CARIBENHO DE EDUCAÇÃO

AMBIENTAL – PLACEA. Programa Latino-Americano e Caribenho de

Educação Ambiental no Marco do Desenvolvimento Sustentável. Montreal: PLACEA, 2003. 6 p.

RECUERO, R. C. Warblogs: os blogs, a guerra do Iraque e o jornalismo online. In: ENCONTRO SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA COMUNICAÇÃO – INTERCOM, 26., Anais... Belo Horizonte: PUC-MG, 2003. 1 CD-ROM.

SHEIBE, L. Políticas públicas para a formação de profissionais da educação básica. In: QUARTIERO, E. M.; SOMMER, L. H. Pesquisa, educação e inserção social: olhares da Região Sul. Canoas: ULBRA, 2008. p. 289-299.

SHÖN, D. A formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p. 77-92.

TAGLIEBER, J. E.; GUERRA, A. F. S. A educação ambiental na educação infantil e nas séries iniciais: ações e desafios na formação continuada. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL – ANPED SUL, 6., 2006, Santa Maria, RS. Anais... Santa Maria, RS: UFSM, 2006. p. 1-8.

TOZONI-REIS, M. Contribuições para uma pedagogia crítica na educação ambiental: reflexões teóricas In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 30., 2007, Caxambu. Anais... Caxambu, 2007. p. 17.

______. Temas ambientais como tema geradores. Contribuições para uma metodologia educativa ambiental crítica, transformadora e emancipatória. Educar em Revista, v, 27, p. 93-110, 2006.

VOSGERAU, D. S. R. A formação do educador para a integração das tecnologias da informação e da comunicação na prática pedagógica: estágios de aprendizagem. UNIrevista, v. 1, n. 2, 2006. Disponível em: < http://www.unirevista.unisinos. br/_pdf/UNIrev_Vosgerau.pdf>. Acesso em: 03 mar. 2009>.

VOSGERAU, D. S. R.; PICHETH, F. M. Alternativas de AVAs – possibilidades educativas diferenciadas para a formação de professores. Olhar de Professor, v. 8, n. 2, p. 125-137, 2005.

XAVIER, F. P. Uso do desenho animado ambiental como estratégia

metodológica para educação ambiental. 2008. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2008.

ZAKREZVSKY, S. B. A dimensão ambiental no desenvolvimento profissional de professores e professoras das escolas rurais. São Carlos. 2002. Tese (Doutorado em Ecologia) – Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2002.

Téléchargements

Publiée

2010-07-07

Comment citer

Silveira Guerra, A. F. (2010). As tecnologias educacionais na formação em Educação Ambiental para a sustentabilidade. Revista Diálogo Educacional, 10(31), 561–579. https://doi.org/10.7213/rde.v10i31.2656