Circulação de ideias em eventos da História da educação matemática

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.AO06

Résumé

Consideramos a História da educação matemática (Hem) como um campo científico que possui como elementos constitutivos os grupos de pesquisas, as produções científicas, como teses e dissertações, as disciplinas que contribuem para a autonomia e estabilidade do próprio campo e as comunicações científicas, como os eventos e as revistas. Mobilizamos a sociologia da educação de Pierre Bourdieu como referencial teórico, principalmente na definição do conceito de campo. Dessa forma, o presente artigo tem por objetivo apresentar sócio historicamente a circulação de ideias a partir dos eventos e as revistas científicas do campo da Hem. Apresentamos o International Congress on Mathematical Education (ICME), em seguida a revista International Journal on the History of Mathematics Education (IJHME), que circulou entre os anos de 2006 e 2016. A partir da mobilização da comunidade internacional de pesquisadores que investigam a Hem, foi criado o International Conference on the History of Mathematics Education (ICHME), logo em seguida o Congresso Iberoamericano de História da Educação Matemática (CIHEM) e, no Brasil, o Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática (ENAPHEM). Entre todas as revistas atualmente que contribuem para a circulação de ideias elencamos a Revista UNIÓN, intitulada Historia Social de la Educación Matemática en Iberoamérica e a Revista HISTEMAT, intitulada Revista de História da Educação Matemática. Os espaços que a Hem vem ocupando contribuem para o processo de reconhecimento, legitimação, socialização e circulação de ideias do próprio campo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Yohana Taise Hoffmann, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica (UFSC)Mestra em Educação Científica e Tecnológica (UFSC)Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais (UFSC)Lattes: http://lattes.cnpq.br/6232852581397708ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3590-315X 

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Docente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Departamento de Metodologia de Ensino, Campus Reitor João David Ferreira Lima, R. Eng. Agronômico Andrei Cristian Ferreira, s/n - Trindade, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. 88040-900.

Téléchargements

Publiée

2020-11-04

Comment citer

Hoffmann, Y. T., & Costa, D. A. da. (2020). Circulação de ideias em eventos da História da educação matemática. Revista Diálogo Educacional, 20(67). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.AO06