A educação como prática da liberdade por meio do Teatro do Oprimido: novas aplicações educacionais

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DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.AO02

Résumé

O artigo em questão resulta de uma pesquisa de mestrado intitulada “O Teatro do Oprimido e o Enfrentamento à Violência Escolar”, que teve como objetivo principal pesquisar a problemática da violência escolar no âmbito das práticas pedagógicas de professoras dos anos finais do ensino fundamental. Com relação à metodologia, optou-se pela abordagem qualitativa de pesquisa, com ênfase na pesquisa-ação. Os dados foram coletados por meio de oficinas do Teatro do Oprimido (TO), com base nas ideias de Augusto Boal (2015, 2013), o que implicou novas práticas de ensino e de aprendizagem nas escolas investigadas. Complementarmente, também foram realizadas observações participantes e questionários. Para a análise dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo temático categorial. Os resultados indicaram que as oficinas do TO possibilitaram às docentes participantes desta investigação novas formas de enfrentamento da violência escolar, com a participação dos estudantes, mediante uma educação como prática da liberdade. Concluiu-se, portanto, que este estudo serviu para despertar a consciência emancipadora das professoras e dos(as) estudantes, por meio das práticas vivenciadas nas escolas investigadas, e que o Teatro do Oprimido constitui um excelente recurso de enfrentamento à violência escolar e de valorização dos diversos saberes vividos e reinventados na vitalidade dos/as estudantes e de toda a comunidade escolar para se libertarem da opressão e se reencontrarem com sua essência humanizada, libertadora e emancipada nas lutas diárias. Fortaleceu‑se, neste estudo, a relevância de uma educação como prática da liberdade.

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Bibliographies de l'auteur

Mádson Francisco da Silva, Universidade de Pernambuco

Pedagogo e Mestre em educação pela Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte. Desenvolve pesquisas nas linhas de formação de professores e educação popular, envolvendo o pensamento Paulo Freire e o Teatro do Oprimido, mas também com olhares para os saberes e a profissionalização docente. Profissionalmente atuou na educação básica como professor do 5º ano do ensino fundamental em 2017 - 2018, realizou seu estágio docente na disciplina Pedagogia Paulo Freire no CE-UFPE em 2018.1 e na atualidade é Professor Executor do Curso de Pedagogia das IES coligadas do Grupo Ser Educacional, também é tutor externo do Centro Universitário Leonardo da Vinci no polo Goiana - PE e é supervisor do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município de Nazaré da Mata - PE. Também ministra formação continuada para professores da rede particular e pública no estado de Pernambuco, além de ministrar oficinas e minicursos em congressos, feiras, encontros e semanas acadêmicas que possuem a Educação como grande área de concentração.

Maria de Fátima Gomes da Silva, Universidade de Pernambuco

Doutora em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto(2004). Realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto(2008-2011). Exerceu a função de coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Pernambuco no período de agosto de 2014 a março de 2019. Professora adjunta IIIF da Universidade de Pernambuco. Docente permanente do Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável da Faculdade de Ciências da Administração - FCAP-UPE. Vice-Coordenadora do Fórum dos Coordenadores de Pós-Graduação em Educação da Região Nordeste/ FORPRED/ Nordeste. Coordenadora do subprojeto Pibid de Pedagogia- Campus Mata Norte. Líder do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Formação de Professores, Política e Gestão Educacional e do Grupo de Pesquisas: O lugar da interdisciplinaridade no discurso de Paulo Freire. Vice-coordenadora da Brinquedoteca da Universidade de Pernambuco- Campus Mata Norte. Tem experiência na área de Educação atuando, principalmente, nas seguintes linhas de pesquisa: formação de professores; práticas pedagógicas; educação e interdisciplinaridade e formação de pessoas para o desenvolvimento local sustentável.

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Publiée

2020-09-10

Comment citer

Silva, M. F. da, & Silva, M. de F. G. da. (2020). A educação como prática da liberdade por meio do Teatro do Oprimido: novas aplicações educacionais. Revista Diálogo Educacional, 20(66), 1410–1435. https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.AO02