Robert King Hall e a expansão da escola rural no estado de Sergipe (1947-1951)

Auteurs

  • Rony Rei do Nascimento Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP. Programa de Pós-Graduação em Educação.Avenida Hygino Muzzi Filho, 737, Mirante. Marília-SP. Brasil http://orcid.org/0000-0003-2195-9459
  • Ilka Miglio de Mesquita Professora PPG I da Universidade Tiradentes/UNIT. Leciona as disciplinas: Educação Brasileira no Programa de Pós-Graduação/Mestrado em Educação; História da Educação e Metodologia do Ensino de História no Curso de Licenciatura em História. http://orcid.org/0000-0002-5071-2415
  • Vera Maria dos Santos Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes/UNIT

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.DS08

Résumé

O presente artigo tem como objetivo compreender o processo de expansão da escola primária rural em Sergipe, tendo em vista as diretrizes propostas pelo professor Robert King Hall, no arco temporal que compreende 1947–1951. Nesse estudo foram utilizadas Mensagens de Governadores do estado, além de publicações da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP). Também, utilizamos a obra Educação em Sergipe de Nunes Mendonça, publicações de Acrísio Cruz, fotografias, mapas, entre outros. Por fim, podemos considerar que esse foi um período de grande expansão do número de unidades escolares e matrículas, atingindo patamares sem precedentes, até então, na história do estado de Sergipe. No entanto, tal movimento não foi fruto apenas de iniciativas do governo local, mas descendeu de uma política nacional e internacional.

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Bibliographies de l'auteur

Rony Rei do Nascimento Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP. Programa de Pós-Graduação em Educação.Avenida Hygino Muzzi Filho, 737, Mirante. Marília-SP. Brasil

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho"- Unesp, Campus Marília, com bolsa CNPq. Graduando em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" - Unesp, Campus Marília. Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes - UNIT (2016) com Bolsa Capes/FAPITEC/SE. Possui Graduação em Serviço Social pela Universidade Tiradentes - UNIT (2014). 

Ilka Miglio de Mesquita, Professora PPG I da Universidade Tiradentes/UNIT. Leciona as disciplinas: Educação Brasileira no Programa de Pós-Graduação/Mestrado em Educação; História da Educação e Metodologia do Ensino de História no Curso de Licenciatura em História.

Pós-doutorado em História da Educação pela UFMG (2010-2011).Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2000), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2008). 

Vera Maria dos Santos, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes/UNIT

Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (1985), Especialização em Geografia da Agricultura (1988), Mestrado em Educação (2004) e Doutorado (2011) em Educação pela mesma Instituição. Aposentada da função de Técnico em Assuntos Educacionais da UFS (2014). Professora do Programa de pós-graduação em educação/UNIT; autora dos livros didáticos das disciplinas (História do Pensamento Geográfico, Geografia e Filosofia e Geografia de Sergipe), para o ensino da Educação a distância da UAB/UFS. Vice-líder e coordenadora da linha 1, do grupo de pesquisa, Educação e Sociedade: sujeitos e práticas educativas. Pesquisadora dos seguintes temas: disciplinas escolares e acadêmicas, instituições e práticas educativas e ainda do período colonial, analisando a instrução elementar dos órfão e a importância da mulher na manutenção da estrutura familiar, considerando a relação Sergipe/Brasil/Portugal no período da Colônia.

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Publiée

2019-07-01

Comment citer

Silva, R. R. do N., Mesquita, I. M. de, & Santos, V. M. dos. (2019). Robert King Hall e a expansão da escola rural no estado de Sergipe (1947-1951). Revista Diálogo Educacional, 19(61), 662–687. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.DS08