A mídia cinemática sob a ótica docente: um estudo sobre o ensino de História na cidade do Rio Grande/RS

Auteurs

  • Luiz Paulo da Silva Soares Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Augusto Duprat; Escola Estadual de Ensino Médio Brigadeiro Jose da Silva Paes; Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Endereço: Dom Pedro II, nº. 260 - Vila Militar, Rio Grande/RS. http://orcid.org/0000-0003-4214-1779
  • Vânia Alves Martins Chaigar Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Endereço: Av. Itália, km 8, bairro Carreiros, Rio Grande/RS. http://orcid.org/0000-0002-2979-4719

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.063.AO02

Résumé

O presente trabalho tem por objetivo apresentar alguns resultados referente a investigação desenvolvida no mestrado em Educação no período 2015-2017. Buscamos compreender quais foram as concepções de professores sobre as mídias cinemáticas e que papéis atribuem no ensino de História na cidade do Rio Grande/RS. Para tanto, utilizamos como empiria questionários semiestruturados e respondidos por 26 professores da rede básica de ensino público e entrevistas, sendo cinco desse grupo de pesquisados. A metodologia utilizada para desenvolver a investigação foi de cunho quanti-qualitativo, cujos dados obtidos são descritos como significativos, densos e de uma riqueza de informações. Para realizar o desenvolvimento da investigação, optamos pelo método de análise de conteúdo proposto por Laurence Bardin (2012). A análise de conteúdo foi utilizada nos dois instrumentos utilizados para coletar os dados empíricos: os questionários semiestruturados e as entrevistas orais. E os resultados encontrados durante o percurso investigativo revelaram a compreensão de uma mídia cinemática que se configura como uma fonte histórica e, como tal, capaz de desenvolver os conteúdos de História, bem como o seu caráter educativo e gerador de habilidades cognitivas como análise, interpretação, reflexão, além de proporcionar a ampliação dos sentidos estéticos dos estudantes. Ratificamos, portanto, que a mídia cinemática na sala de aula é mais do que uma ferramenta didática, pois envolve questões subjetivas, históricas, políticas e estéticas que exigem que o professor a conheça bem para explorar suas potencialidades educativas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Luiz Paulo da Silva Soares, Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Augusto Duprat; Escola Estadual de Ensino Médio Brigadeiro Jose da Silva Paes; Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Endereço: Dom Pedro II, nº. 260 - Vila Militar, Rio Grande/RS.

Licenciado e Bacharel em História, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professor da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul/RS. Atuando na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Augusto Duprat e Escola Estadual de Ensino Médio Brigadeiro Jose da Silva Paes. Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Memória atuando na linha de pesquisa Redes de Cultura, Estética e Formação na/da Cidade – RECIDADE.

Vânia Alves Martins Chaigar, Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Endereço: Av. Itália, km 8, bairro Carreiros, Rio Grande/RS.

Licenciada em Geografia. Mestre e Doutora em Educação. Professora do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Memória atuando na linha de pesquisa Redes de Cultura, Estética e Formação na/da Cidade – RECIDADE.

Téléchargements

Publiée

2019-12-20

Comment citer

Soares, L. P. da S., & Chaigar, V. A. M. (2019). A mídia cinemática sob a ótica docente: um estudo sobre o ensino de História na cidade do Rio Grande/RS. Revista Diálogo Educacional, 19(63), 1596–1615. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.063.AO02