A mídia cinemática sob a ótica docente: um estudo sobre o ensino de História na cidade do Rio Grande/RS

Autores

  • Luiz Paulo da Silva Soares Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Augusto Duprat; Escola Estadual de Ensino Médio Brigadeiro Jose da Silva Paes; Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Endereço: Dom Pedro II, nº. 260 - Vila Militar, Rio Grande/RS. http://orcid.org/0000-0003-4214-1779
  • Vânia Alves Martins Chaigar Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Endereço: Av. Itália, km 8, bairro Carreiros, Rio Grande/RS. http://orcid.org/0000-0002-2979-4719

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.063.AO02

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar alguns resultados referente a investigação desenvolvida no mestrado em Educação no período 2015-2017. Buscamos compreender quais foram as concepções de professores sobre as mídias cinemáticas e que papéis atribuem no ensino de História na cidade do Rio Grande/RS. Para tanto, utilizamos como empiria questionários semiestruturados e respondidos por 26 professores da rede básica de ensino público e entrevistas, sendo cinco desse grupo de pesquisados. A metodologia utilizada para desenvolver a investigação foi de cunho quanti-qualitativo, cujos dados obtidos são descritos como significativos, densos e de uma riqueza de informações. Para realizar o desenvolvimento da investigação, optamos pelo método de análise de conteúdo proposto por Laurence Bardin (2012). A análise de conteúdo foi utilizada nos dois instrumentos utilizados para coletar os dados empíricos: os questionários semiestruturados e as entrevistas orais. E os resultados encontrados durante o percurso investigativo revelaram a compreensão de uma mídia cinemática que se configura como uma fonte histórica e, como tal, capaz de desenvolver os conteúdos de História, bem como o seu caráter educativo e gerador de habilidades cognitivas como análise, interpretação, reflexão, além de proporcionar a ampliação dos sentidos estéticos dos estudantes. Ratificamos, portanto, que a mídia cinemática na sala de aula é mais do que uma ferramenta didática, pois envolve questões subjetivas, históricas, políticas e estéticas que exigem que o professor a conheça bem para explorar suas potencialidades educativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Paulo da Silva Soares, Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Augusto Duprat; Escola Estadual de Ensino Médio Brigadeiro Jose da Silva Paes; Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Endereço: Dom Pedro II, nº. 260 - Vila Militar, Rio Grande/RS.

Licenciado e Bacharel em História, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professor da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul/RS. Atuando na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Augusto Duprat e Escola Estadual de Ensino Médio Brigadeiro Jose da Silva Paes. Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Memória atuando na linha de pesquisa Redes de Cultura, Estética e Formação na/da Cidade – RECIDADE.

Vânia Alves Martins Chaigar, Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Endereço: Av. Itália, km 8, bairro Carreiros, Rio Grande/RS.

Licenciada em Geografia. Mestre e Doutora em Educação. Professora do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Memória atuando na linha de pesquisa Redes de Cultura, Estética e Formação na/da Cidade – RECIDADE.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Soares, L. P. da S., & Chaigar, V. A. M. (2019). A mídia cinemática sob a ótica docente: um estudo sobre o ensino de História na cidade do Rio Grande/RS. Revista Diálogo Educacional, 19(63), 1596–1615. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.063.AO02