Ambientes Virtuais enriquecidos com tecnologias audiovisuais e o seu impacto na promoção de competências de aprendizagem de estudantes de pós-graduação em Portugal

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.060.DS09

Résumé

As relações humanas, sociais e pedagógicas contemporâneas têm sofrido grandes transformações impulsionadas pela apropriação das tecnologias, que assumem um papel crucial na mudança de hábitos e comportamentos. E perante esta realidade as instituições educativas enfrentam, hoje, o desafio não só de criar cenários de aprendizagem que promovam a aquisição de conhecimentos, mas também de conceber ambientes para o desenvolvimento de competências de aprendizagem. Neste artigo, é precisamente um desses cenários que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto nas competências de aprendizagem de vinte e quatro estudantes de pós-graduação, a partir da análise qualitativa das suas perceções e narrativas e tendo como referencial o Modelo Pedagógico desenvolvido por Moreira (2017) para o desenho de e-Atividades de aprendizagem centradas na “desconstrução” de imagens em movimento. Os resultados mostram que o design do ambiente, ancorado no modelo pedagógico considerado e na utilização de tecnologias audiovisuais, pode ter efeitos muito positivos na autoaprendizagem dos estudantes de pós-graduação, a nível das diferentes dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa, Iniciativa e Autonomia. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quer em termos de investigações futuras.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2019-03-22

Comment citer

Moreira, J. A., & Dias-Trindade, S. (2019). Ambientes Virtuais enriquecidos com tecnologias audiovisuais e o seu impacto na promoção de competências de aprendizagem de estudantes de pós-graduação em Portugal. Revista Diálogo Educacional, 19(60), 195–220. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.060.DS09