O caráter simbólico e prático da formação permanente para professores
DOI :
https://doi.org/10.7213/rde.v10i30.2428Résumé
Este estudo traz uma discussão sobre a formação permanente de professores. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com enfoque na teoria das representações sociais, e teve como objetivo compreender o que pensam e o que sugerem os professores sobre formação permanente. Para captar esses sentidos, foi aplicado um questionário a sessenta e dois (62) professores que lecionam desde educação básica ao ensino superior nas redes pública e privada. As respostas às questões propostas foram analisadas com o apoio do software Alcaster®, cuja função é filtrar o essencial da mensagem contida em um texto. As análises apontam que as ações de formação não devem ser planejadas de forma isolada, uma vez que os professores são sujeitos ativos desse processo de construção pessoal e profissional. As representações sociais são, pois, um misto das ideias e crenças que os professores acumularam sobre o trabalho que desenvolvem e a formação permanente que buscam e que recebem, associam-se ao sentimento e à consciência de pertencerem a um grupo, de serem profissionais que interagem com o meio e os outros. Este estudo vem, portanto, confirmar a relevância da teoria das representações sociais como ferramenta apropriada para compreender os objetos educacionais como um todo e a formação dos professores, em particular.Téléchargements
Références
AMIGUINHO, A. J. M. Viver a formação, construir a mudança. Lisboa:
Educa, 1992.
CANÁRIO, R. Educação de adultos: um campo e uma problemática. Lisboa:Educa, 1999.
CARAMELO, J.; TEERASÊCA, M.; PACHECO, N. Formar/formar-se que
estratégias? In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE
PROFESSORES NOS PAÍSES DE LÍNGUA E EXPRESSÃO PORTUGUESA,
, 1997, Porto. Texto policopiado... Porto: [s.n.], 1997. p. 1-10.
COELHO, N. N. Literatura: arte, conhecimento e vida. Petrópolis: Vozes, 2000.
ESTEVE, J. M. Mudanças sociais e função docente. In: NÓVOA, A. (Org.).
Profissão professor. Porto: Porto, 1995. p. 93-124.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
GHIGLIONER, R.; MATALON, B. O inquérito: teoria e prática. Oeiras: Celta, 1997. JODELET, D. Reprèsentation sociale: phenomênes, concep et theories. In: MOSCOVICI, S. (Coord.). Psichologie sociale. Paris: PUF, 1984. p. 357-378.
______. As representações sociais. Tradução de Lilian Vlup. Rio de Janeiro: Ed. da UERJ, 2001.
LUNA, S. V. de. O falso conflito entre tendências metodológicas. In: FAZENDA,I. C. A. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1994. p. 23-33.
MAGALHÃES, A. M. Nem todos podem ser doutores?! Porto: Profedições, MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
NÓVOA, A. Os professores - Quem são? Donde vêm? Para onde vão? In: STOER, S. (Org.). Educação, ciências sociais e realidade portuguesa: uma abordagem Pluridisciplinar. Porto: Afrontamento, 1991. p. 59-130.
PACHECO, N. A. Interculturalismo e formação de professores. In: MILICE, S.; ANGELINA, C. (Org.). Interacção cultural e aprendizagem: correspondência escolar e classes de descobertos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1997.p. 86-97.
PLACCO, V. M. N.; SILVA, S. H. S. da. A formação do professor: reflexões, desafiose perspectivas. In: CHRISTOV, L. H. da S.; ALMEIDA, L. R. de.; BRUNO, E.B. G. (Org.). O coordenador pedagógico e a formação docente. 3. ed. SãoPaulo: Loyola, 2002. p. 25-32.2000.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.