Estratégias para o trabalho colaborativo: revisitando o uso de fóruns on-line na educação a distância

Auteurs

  • Daniela Melaré Vieira Barros Universidade Aberta de Lisboa (UAb)
  • Vanessa Matos dos Santos Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Cristina Sánchez Romero Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED)

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.060.DS10

Résumé

Como os fóruns on-line podem ser espaços estratégicos para o desenvolvimento de habilidades colaborativas para aprendizagem? O presente estudo partiu deste questionamento e focalizou a interação de estudantes portugueses e espanhóis em fóruns on-line de discussão em duas disciplinas da área da Educação ofertadas pela Universidade Aberta (UAb) de Portugal e pela Universidade Nacional de Educação a Distância (UNED) da Espanha. Os dados interacionais foram coletados e analisados qualitativamente em função de diferentes estratégias didáticas desenvolvidas pelos docentes. Os resultados revelaram distintas abordagens estratégicas que podem ser utilizadas em fóruns on-line como, por exemplo, a diversificação dos tipos de questões propostas e as atividades solicitadas, envolvendo diversos formatos de interação e participação nesses espaços de aprendizagem.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Daniela Melaré Vieira Barros, Universidade Aberta de Lisboa (UAb)

Doutora em Educação; Mestre em Educação. Docente do DEED - Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta de Lisboa com atuação tambpem na Pós-graduação em Educação.

Vanessa Matos dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Educação (UNESP); Doutora em Meios e Processos Audiovisuais (USP); Mestre em Comunicação Midiática (UNESP). Docente do Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (PPGCE) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da graduação em jornalismo da mesma instituição.

Cristina Sánchez Romero, Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED)

Doutora em Educação. Docente do Departamento de Didacticas Especiales de la Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED) em Madrid - Espanha.

Téléchargements

Publiée

2019-03-22

Comment citer

Vieira Barros, D. M., dos Santos, V. M., & Romero, C. S. (2019). Estratégias para o trabalho colaborativo: revisitando o uso de fóruns on-line na educação a distância. Revista Diálogo Educacional, 19(60), 221–245. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.060.DS10