Observações acerca da origem da filosofia: a educação a partir da leitura histórica

Auteurs

  • Anita Helena Schlesener Universidade Tuiuti do Parana

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.AO03

Résumé

O presente artigo tem como objetivo fazer algumas observações sobre a origem da filosofia e seu elo indissolúvel com a educação. A filosofia enquanto pergunta sobre a verdade está entendida em um contexto histórico. A filosofia nascida da experiência empírica e articulada com a astronomia, a física e a matemática. A filosofia como uma atividade do pensamento que também se constrói como educação: modo de vida e ensino do pensar crítico. Notas sobre a construção do pensamento até a crise política e social que levou a Grécia a perder a sua hegemonia para outros povos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Anita Helena Schlesener, Universidade Tuiuti do Parana

Graduacao em filosofia; Mestrado em Educacao (PUC-SP); Doutorado em Historia (UFPR) Pos-Doutorado em Educacao (UNICAMP)

Téléchargements

Publiée

2018-12-18

Comment citer

Schlesener, A. H. (2018). Observações acerca da origem da filosofia: a educação a partir da leitura histórica. Revista Diálogo Educacional, 18(59), 1348–1370. https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.AO03