Comunidade de prática online à luz do pensamento complexo: uma experiência no SESC São Paulo

Auteurs

  • Lucila Pesce Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Guarulhos/SP
  • Werley Carlos de Oliveira Serviço Social do Comércio - Sesc SP
  • Ana Maria Di Grado Hessel Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.057.AO02

Résumé

Este artigo aborda as interações vivenciadas por alunos em uma comunidade de prática online criada para dar sustentação a um curso no formato e-Learning, para funcionários da área de logística do Serviço Social do Comércio do Estado de São Paulo (Sesc SP). Trata-se de um estudo de caso etnográfico, cujo objetivo foi investigar o papel do fórum de discussões online tendo como fio condutor reflexões oriundas da teoria da  complexidade, por meio de conceitos como autopoiese, auto-eco-organização e circularidade, usados como fundamentos explicativos dos aspectos observados. Os resultados mostram a utilização da educação online como meio de criar redes que podem contribuir para o fortalecimento de uma cidadania planetária, uma vez que explora uma proposta pedagógica ativa, dialógica e interativa, capaz de fomentar malhas solidárias de cooperação e a promoção de ambientes polissêmicos, que são favorecidos pelas reflexões advindas de problemas emergentes e suas possíveis soluções que podem ser instigadas por meio do protagonismo na formação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Lucila Pesce, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Guarulhos/SP

Doutora (2003) e mestre (1999) em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com pós-doutorado (2007) em Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); bacharel e licenciada em Letras - Português e Inglês (1985), pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFESP.

Werley Carlos de Oliveira, Serviço Social do Comércio - Sesc SP

Doutorando e mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, graduado em Psicologia pela Universidade São Marcos, graduado em Criação e Desenvolvimento de WebSites pela Universidade Anhembi-Morumbi.

Trabalha no Sesc SP, na área de Educação Corporativa com implantação de Ambiente Virtual de Aprendizagem, desenvolvimento de cursos nos formatos presencial e a distância.

Ana Maria Di Grado Hessel, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP

Doutora e mestre em Educação:Currículo pela PUC-SP e graduada em Pedagogia pela PUC-SP, com especialização em Informática pela UFPA. É Professora do Departamento de Fundamentos da Educação da PUC/SP; atua como pesquisadora e professora credenciada do Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital - TIDD/PUCSP.

Téléchargements

Publiée

2018-06-26

Comment citer

Pesce, L., Oliveira, W. C. de, & Di Grado Hessel, A. M. (2018). Comunidade de prática online à luz do pensamento complexo: uma experiência no SESC São Paulo. Revista Diálogo Educacional, 18(57), 462–477. https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.057.AO02