Museus, história e educação: narrativas de “futuros professores” de História

Autores

  • Jaqueline Aparecida Martins Zarbato Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.057.AO07

Resumo

Este artigo apresenta a abordagem das narrativas e experiências históricas de acadêmicos/ as, “futuros” professores, sobre a inserção/visita em museus. Após os estudos sobre a importância da fundamentação da visita em museus como uma ação didática, realizados na disciplina de Prática de Ensino de História, cada estudante teve a fundamentação teórica da autobiografia para embasar sua narrativa sobre a visita e importância do museu no ensino de história. Assim, foram utilizadas metodologicamente as narrativas dos/as acadêmicos/as do curso de História, relacionando suas vozes múltiplas, suas impressões, seu entendimento sobre o museu como espaço histórico, com a produção de sentido do patrimônio musealizado. O objetivo foi analisar as dimensões da cultura histórica, em que acadêmicos/as construíram suas experiências históricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Aparecida Martins Zarbato, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Mestre e Doutora em História.Docente em História/ Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.Docente no Profhistória/UFMTCoordenadora do Grupo de Pesquisa Ensino de História, Mulheres e patrimônio.

Downloads

Publicado

2018-06-26

Como Citar

Aparecida Martins Zarbato, J. (2018). Museus, história e educação: narrativas de “futuros professores” de História. Revista Diálogo Educacional, 18(57), 579–595. https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.057.AO07