A educação on-line como dispositivo de pesquisa-formação na cibercultura

Auteurs

  • Edméa Oliveira dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Rosemary dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.DS02

Résumé

O presente artigo se insere no contexto dos estudos do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura – GPDOC/UERJ, no qual optamos por fazer pesquisa inspiradas em epistemologias das práticas, atualizando o método da pesquisa-formação na cibercultura por meio de tessituras metodológicas que se atualizam em cada nova pesquisa. A bricolagem multirreferencial e com os cotidianos possibilita desenvolvermos pesquisas no encontro de narrativas do cotidiano com narrativas acadêmico-científicas que nos aproximam da inteligibilidade das práticas em um processo de autoformação e formação. Objetivamos neste artigo apresentar a criação de dispositivos autorais em ambientes on-line junto com professores formadores da Pós-graduação em Educação da UERJ. Nosso estudo teve como questão central: como pensar e fazer uma relação pedagógica docente/discente favorável à formação autoral na cibercultura? Como resultados percebemos que os dispositivos on-line possibilitaram maior imersão docente e discente nas práticas da cibercultura; ampliaram os processos de mediação, antes restrito às práticas de ensino presenciais, e ainda exercitaram possibilidades de enxergar uma proposta didática que se aproxime da formação do ciberautorcidadão, na qual docentes/discentes se autorizam nas interações sociais/comunicacionais tecidas nas redes da cidadeciberespaços.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Edméa Oliveira dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora do PROPED/Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora do PROPEG/Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Rosemary dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

FEBEF//Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Téléchargements

Publiée

2018-03-29

Comment citer

dos Santos, E. O., Ribeiro, M. R. F., & dos Santos, R. (2018). A educação on-line como dispositivo de pesquisa-formação na cibercultura. Revista Diálogo Educacional, 18(56), 36–60. https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.DS02