A educação on-line como dispositivo de pesquisa-formação na cibercultura

Autores

  • Edméa Oliveira dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Rosemary dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.DS02

Resumo

O presente artigo se insere no contexto dos estudos do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura – GPDOC/UERJ, no qual optamos por fazer pesquisa inspiradas em epistemologias das práticas, atualizando o método da pesquisa-formação na cibercultura por meio de tessituras metodológicas que se atualizam em cada nova pesquisa. A bricolagem multirreferencial e com os cotidianos possibilita desenvolvermos pesquisas no encontro de narrativas do cotidiano com narrativas acadêmico-científicas que nos aproximam da inteligibilidade das práticas em um processo de autoformação e formação. Objetivamos neste artigo apresentar a criação de dispositivos autorais em ambientes on-line junto com professores formadores da Pós-graduação em Educação da UERJ. Nosso estudo teve como questão central: como pensar e fazer uma relação pedagógica docente/discente favorável à formação autoral na cibercultura? Como resultados percebemos que os dispositivos on-line possibilitaram maior imersão docente e discente nas práticas da cibercultura; ampliaram os processos de mediação, antes restrito às práticas de ensino presenciais, e ainda exercitaram possibilidades de enxergar uma proposta didática que se aproxime da formação do ciberautorcidadão, na qual docentes/discentes se autorizam nas interações sociais/comunicacionais tecidas nas redes da cidadeciberespaços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edméa Oliveira dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora do PROPED/Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora do PROPEG/Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Rosemary dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

FEBEF//Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Downloads

Publicado

2018-03-29

Como Citar

dos Santos, E. O., Ribeiro, M. R. F., & dos Santos, R. (2018). A educação on-line como dispositivo de pesquisa-formação na cibercultura. Revista Diálogo Educacional, 18(56), 36–60. https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.DS02