Paulo Freire dialogando com a matemática

Auteurs

  • Kalina Lígia Almeida de Brito Andrade Universidade Federal do Tocantins, câmpus de Miracema.

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.AO03

Résumé

Após algumas reflexões acerca das obras do educador Paulo Freire, observamos o quanto seus ensinamentos e conjecturas, aliados a teorias de outros autores como Carrarer, Lorenzato e Fiorentini, se inserem perfeitamente no quadro de baixa qualidade do desempenho por que passa o processo de ensino e aprendizagem da Matemática. O autor mostra com propriedade o quanto é possível fazer a diferença em uma sala de aula, transformando esse cenário de mecanicismo, autoritarismo e descontentamento em um ambiente onde prevalece a dinamicidade, a cumplicidade, a tolerância e o estímulo à busca pelo conhecimento, onde deve haver a cooperação e a participação efetiva de todos os envolvidos na aquisição do conhecimento. Observamos a necessidade de os professores (re)significarem seus saberes e práticas e não dependerem exclusivamente de sua formação, mas estarem se aperfeiçoando continuamente e implantando propostas inovadoras, buscando sair de sua zona de conforto, fazendo o aluno compreender e construir suas próprias habilidades matemáticas, além de desenvolver uma consciência crítica, auxiliando-os a compreenderem e transformarem o mundo a sua volta. Dessa forma, apresentamos um diálogo entre a Matemática que está sendo exposta hoje aos nossos educandos e as reflexões apresentadas por Paulo Freire e outros autores, visando transformar a condição de ensino bancário em que se encontra esta disciplina em que muitos educadores insistem em laborar em uma prática pedagógica dinâmica, criativa, que estimule aos educandos a construírem seu próprio conhecimento.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Kalina Lígia Almeida de Brito Andrade, Universidade Federal do Tocantins, câmpus de Miracema.

Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2017), Mestrado em Engenharia Química e Graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal da Paraíba (1994 e 1989, respectivamente), hoje Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente é professor Adjunto I da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, atuando nos cursos de Pedagogia e Serviço Social

Téléchargements

Publiée

2018-03-29

Comment citer

Andrade, K. L. A. de B. (2018). Paulo Freire dialogando com a matemática. Revista Diálogo Educacional, 18(56), 231–252. https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.AO03