O princípio ético-crítico freireano

Auteurs

  • Valdir Borges Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), professor da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR, Curitiba, PR - Brasil.

DOI :

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.AO01

Résumé

O princípio ético-crítico freireano é uma expressão cunhada e definida pelo filósofo Enrique D. Dussel na construção de sua Ética da libertação. Ele revela que Paulo Freire, mais que um pedagogo é um educador da consciência ético-crítica das vítimas em uma sociedade oprimida na periferia do capitalismo mundial, a América Latina das décadas de 1960 e 1970. Este modo de educar fez história, pois implica uma atitude ética no ato de educar, uma opção transformadora capaz de conduzir o educando a sujeito histórico do referido ato. Aqui se encontra a radicalidade e a originalidade da ética proposta pelo educador Paulo Freire, a partir da razão dos oprimidos.

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Publiée

2014-07-12

Comment citer

Borges, V. (2014). O princípio ético-crítico freireano. Revista Diálogo Educacional, 14(41), 213–231. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.AO01