Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas

Auteurs

  • Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR - Brasil
  • Joana Paulin Romanowski Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR - Brasil

DOI :

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS08

Résumé

Este artigo tem por finalidade analisar as diferentes denominações e encaminhamentos utilizados para os estudos que mapeiam campos de estudo, bem como avaliam e sintetizam resultados pesquisas apontando alguns indicativos metodológicos. Os estudos utilizados esta análise foram selecionados a partir da base de periódicos da Capes. Foram considerados na análise artigos oriundos prioritariamente do campo educacional, contudo buscou-se alguns artigos no campo de saúde visto que a origem destes tipo de estudo se deu inicialmente neste campo, portanto, muitos estudos apresentam um detalhamento e uma especificação metodológica mais clara que nos permitiu melhor caracterizar cada uma das denominações. Este trabalho permitiu com que observássemos a existência de diversas nomenclaturas para o mesmo tipo de estudo, algumas vezes em uma mesma área; também pudemos constatar que diversos softwares são utilizados para instrumentar o pesquisador na realização deste tipo de investigação, contudo o valor e a credibilidade do estudo depende fundamentalmente da transparência e do rigor metodológico empreendido pelo pesquisador.

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Publiée

2014-07-12

Comment citer

Sant’Anna Ramos Vosgerau, D., & Paulin Romanowski, J. (2014). Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, 14(41), 165–189. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS08