Omar Catunda: venturas e desventuras de um passador cultural

Auteurs

  • Eliene Barbosa Lima Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia, Brasil

DOI :

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.DS09

Résumé

Neste artigo, sem nenhuma pretensão biográfica, faço uma análise de alguns elementos que influenciaram o pensamento e as ações de Omar Catunda para desenvolver um sistema educacionalcapaz de elevar a cultura do povo brasileiro, vista por ele, como o único instrumento seguro para transformar o Brasil em uma nação completamente independente, na medida em que alcançaria o progresso material e o espiritual. Para tanto, utilizo majoritariamente a sua autobiografia. Essa análise tem como demarcação inicial a Revolução de 1930, ajuizada pelo jovem Catunda como um marco para a construção de uma nação rumo ao progresso, prolongando-se até 1986, ano da sua morte. Argumento que Catunda buscou semear a alta cultura por meio da educação, mas, ao beber de uma cultura estrangeira, foi estrangeiro em seu próprio país.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BRASIL. Decreto n. 19.851, de 11 de abril de 1931. Estatuto das Universidades Brasileiras. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19851-11-abril-1931-505837-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 27 jun. 2014.

CATUNDA, O. A posição da matemática na cultura geral. Aula inaugural. In: Anuário da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Universidade de São Paulo, São Paulo, 1945.

CATUNDA, O. Suicídio cultural. A Tarde. Salvador, 13 jan. 1972.

CATUNDA, O. Sobre Cultura e universidades. (Escrito Original), p. 1-13, 1977.

CATUNDA, O. Discurso de formatura. In: Memória autobiográfica.

CATUNDA, O. Memória autobiográfica. Trabalho não publicado, [197-?].

CATUNDA, O. Vento Noroeste. In: Memória autobiográfica. Trabalho não publicado, [197-?].

CATUNDA, O. Interlúdio II. In: Memória autobiográfica. Trabalho não publicado, [197-?].

CATUNDA, O. Discurso de formatura. In: Memória autobiográfica. Trabalho não publicado, [197-?].

CATUNDA, O. Depoimento. In: Cadernos do IFUFBa, v. 8, ano 11, n. 1-2, p. 93-105, 1996.

DIAS, A. L. M. Engenheiros, mulheres, matemáticos: Interesses e disputas na profissionalização da matemática na Bahia, 1896-1968. 2002. 320 f. Tese (Doutorado em História Social) – FFLCH, USP, São Paulo, 2002.

FAUSTO, B. História do Brasil. 4 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo/ Fundação para o Desenvolvimento da Educação, 1996.

FAUSTO, B. (Org.). História geral da civilização brasileira. Tomo III, v. 2: o Brasil Republicano/Sociedade e instituições (1889-1930). 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A., 1997.

FREIRE, I. A. A.; DIAS, A. L. M. Seção Científica de Matemática do CECIBA: propostas e atividades para renovação do ensino secundário de matemática (1965-1969). Boleia: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 23, n. 35B, p. 363-386, abr. 2010.

FREIRE, I. A. R. A.; LANDO, J. C.; LIMA, E. B. Duas mulheres e uma trajetória: o processo de profissionalização docente e o ensino de matemática na Bahia (1948-1964). In: Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, ago. 2010, São Luís. Anais... São Luís: Universidade Federal do Maranhão, 2010.

FREYRE, G. Bahia e Baianos, Salvador: Fundação das Artes; EGBA, 1990.

FREYRE, G. Interpretação do Brasil. Aspectos da Formação Social Brasileira como Processo de Amalgamento de Raças e Culturas. São Paulo: Cia das Letras, 2001.

GREJO, C. B. Carlos Octavo Bunge e José Ingenieros entre o científico e o político: pensamento racial e identidade nacional na Argentina (1880 1920). São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. Disponível em: <http://static.scielo.org/scielobooks/s59t6/pdf/grejo-9788598605982.pdf>. Acesso em: 08 jun. 2014.

LIMA, E. B. Dos infinitésimos aos limites: a contribuição de Omar Catunda na modernização da análise moderna no Brasil. 2006. 145f. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) — IF, UFBa/UEFS, Salvador, 2006.

PALLARES-BURKE, M. L. G. Gilberto Freyre: um vitoriano dos trópicos. São Paulo: UNESP, 2005.

ROMANELLI, O. O. História da Educação no Brasil (1930/1973). 26. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

SAMPAIO, C. N. Poder e Representação. O Legislativo da Bahia na Segunda Republica, 1930-1937. Salvador: Assembléia Legislativa da Bahia, 1992.

TAVARES, L. H. D. História da Bahia. São Paulo: UNESP; Salvador: Edufba, 2001.

VIDAL, D. G. 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova: questões para debate. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 577-588, jul./set, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v39n3/aop1177.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2014.

Téléchargements

Publiée

2016-07-14

Comment citer

Barbosa Lima, E. (2016). Omar Catunda: venturas e desventuras de um passador cultural. Revista Diálogo Educacional, 16(48), 445–465. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.DS09