ÉTICA E COMPLEXIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores/as

  • Ana Paula Caetano Universidade de Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO05

Palabras clave:

Ética, Ccomplexidade, Formação de professores

Resumen

No presente texto apresentamos uma reflexão sobre ética em geral e sobre ética na educação, tendo implícita a mobilização de uma visão complexa. Apresentamos ainda pesquisas efetuadas no domínio do pensamento ético e da formação ética de professores, realizadas no âmbito do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, nomeadamente os resultados de um projeto de investigação em que temos estado envolvidos no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, intitulado “Pensamento e Formação ético-deontológicos de professores” e de investigações que lhe deram continuidade ou que, de algum modo, com ele estão relacionados. Também aqui se faz uma articulação com as perspetivas da complexidade, nomeadamente na análise das mudanças identificadas pelos e nos professores e que estes associam à formação. O capítulo termina com uma reflexão final onde se questionam e se desconstroem algumas opções teóricas e metodológicas e tecem-se algumas linhas que desenham uma modelização da formação ética de professores, entendendo no entanto que este exercício é apenas uma aproximação a possíveis formas de trabalhar com os professores e educadores, nomeadamente em contextos de formação contínua

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Publicado

2017-08-25

Cómo citar

Caetano, A. P. (2017). ÉTICA E COMPLEXIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Diálogo Educacional, 17(53), 797–821. https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO05

Número

Sección

Dossiê