FORMAÇÃO DE PROFESSORES, COMPLEXIDADE E TRABALHO DOCENTE

Autores/as

  • Bernardete Angelina Gatti Fundação Carlos Chagas, São Paulo, SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO01

Palabras clave:

Sociedade complexa, Formação de professores, Ação docente, Educação escolar

Resumen

As condições societárias, hoje, mostram-se multifacetadas e heterogêneas, e, por isso, mais complexas. Pensar e fazer a formação de professores envolve considerar condições situacionais e conscientizar-se das finalidades dessa formação, considerar os porquês, o para quê e o para quem ela é realizada, assumindo compromissos éticos e sociais. Levando em conta isso, o artigo propõe inicialmente visitar o cenário que se nos apresenta hoje na sociedade em geral, e, na educação no Brasil como ponto de partida para uma reflexão sobre como se realiza essa formação e seus efeitos fundamentando a necessidade de mudanças radicais nesse processo formativo.

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Publicado

2017-08-25

Cómo citar

Gatti, B. A. (2017). FORMAÇÃO DE PROFESSORES, COMPLEXIDADE E TRABALHO DOCENTE. Revista Diálogo Educacional, 17(53), 721–737. https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO01

Número

Sección

Dossiê