Trajetória social de alunos de um curso pré-vestibular popular

Autores/as

  • Darbi Masson Suficier Mestrando em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Araraquara, SP – Brasil.
  • Luci Regina Muzzeti Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), professora assistente da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Araraquara, SP - Brasil.
  • Fábio Tadeu Reina Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), professor titular do Centro Universitário de Araraquara (Uniara), Araraquara, SP - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10224

Resumen

O objetivo da pesquisa que originou este artigo foi analisar a trajetória social de alunos e alunas de um curso pré-vestibular popular e verificar suas expectativas sobre o Ensino Superior. Foram utilizados na coleta dos dados questionário com questões abertas e fechadas e entrevista semiestruturada, elaborados com base nos modelos utilizados por Muzzeti (1997). Os dados foram analisados a partir da elaboração de quadros temáticos. Apoiada nas pesquisas realizadas por Pierre Bourdieu (1997, 2007), essa pesquisa concluiu que os estudantes entendem que a escolarização é, além de uma alternativa viável na busca pela ascensão social, a redentora dos males sociais. A escolha da profissão pela crença no talento natural ou por um dom divino gera expectativas que atestam o desconhecimento do sistema de ensino pelos estudantes e por seus pais, o que é reforçado pela crença na igualdade de oportunidades. 

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Citas

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Publicado

2013-07-11

Cómo citar

Masson Suficier, D., Muzzeti, L. R., & Reina, F. T. (2013). Trajetória social de alunos de um curso pré-vestibular popular. Revista Diálogo Educacional, 13(39), 629–649. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10224