Human rights violation within schools: mirrors game
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v13i39.8240Resumen
This exploratory research project studied multiple cases of schools considered to be violent. It focused on social relations among teenage students and the composition of aggression/protection groups with dominant leaders and dominated members. The schools mirrored the violence of their social context while at the same time acting as a sort of laboratory processing it and sending it back to the same context. As a result, they have become loci of human rights violations. Broad public policies, ignoring this subtle tissue of human relations, may not attain the roots of violence dynamics, thus not achieving their objectives and goals. We suggest some alternatives to overcome violence, founded on philosophy and the sociology of education.Descargas
Citas
ASSIS, S. G. et al. Violência e representação social na adolescência no Brasil. Revista Panamericana de Salud Publica, v. 16, n. 1, jul. 2004. doi: 10.1590/ S1020-49892004000700006.
BOWEN, G. L.; RICHMAN, J. M. School in the context community. Children & School, v. 24, n. 2, p. 67-72, abr. 2002.
CÂNDIDO, A. A estrutura da escola. In: PEREIRA, L.; FORACCHI, M. M. (Org.). Educação e sociedade. 6. ed. São Paulo: Nacional, 1973. p. 107-128.
COLEMAN, J. S. The adolescent society: the social life of the teenager and its impact on education. Nova Iorque: The Free Press of Glencoe, 1963.
CORTELLA, M. S. Não nascemos prontos! Provocações filosóficas. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
FRANCISCHINI, R.; SOUZA NETO, M. O. de. Enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes: Projeto Escola que Protege. Rev. Dep. Psicol., v. 19, n. 1, 2007. doi: 10.1590/S0104-80232007000100018.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
FREUD, S. O mal-estar da civilização. Lisboa: Relógio d’Água, 2008.
GOLDSTEIN, S. E. Relational aggression at school: associations with school safety and social climate. Youth and Adolescence, v. 37, n. 6, p. 641-654, 2008.
HEGEL, G. W. F. Fenomenologia do espírito. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
INSTITUTO INTERAMERICANO DE DERECHOS HUMANOS – IIDH. Relatório interamericano de educação em direitos humanos: um estudo em 19 países, desenvolvimento nas políticas de convivência e segurança escolar com enfoque de direitos. San José, Costa Rica: IIDH, 2012. Disponível em:
<http://iidhebserver.iidh.ed.cr/multic/UserFiles/Biblioteca/IIDH/6_2012/932faacb-eb0f4191-98f9-f7d295d47f3b.pdf>. Acesso em: 20 set. 2012.
LERES, G. Três escravos. Ágora, v. 5, n. 2, dez. 2002. doi: 10.1590/S1516-14982 002000200002.
LIPOVETSKY, G. A era do vazio. São Paulo: Manole, 2006.
LIPOVETSKY, G. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
MILLET, M.; THIN, D. Ruptures scolaires et conflits de normes. Halshs-00473619, version 1. 15 Apr. 2010. Disponível em: <http://halshs.archives-ouvertes.fr/docs/00/47/36/19/PDF/Millet-Thin_Ruptures_scolaires_et_ conflits_de_normes.pdf>. Acesso em: 6 fev. 2012.
MOIGNARD, B. L’école et la rue: fabriques de délinquance. Paris: PUF, 2008.
MOSÉ, V. Nietzsche e a grande política da linguagem. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.