Ambiente virtual e metodologia de ensino na Educação Superior na modalidade presencial

Autores

  • Ettiene Guérios Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR - Brasil.
  • Sandra Sausen técnica pedagógica no Núcleo Regional de Educação (NRE) de União da Vitória, PR - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v13i38.8054

Resumo

Este artigo trata da utilização de ambientes virtuais na Educação Superior na modalidade presencial. Advém de reflexão sobre resultados de pesquisa qualitativa de natureza exploratório-interpretativa sobre processos de interação e de mobilização de conhecimentos identificados em alunos de um curso presencial de Licenciatura em Matemática usando os recursos chat e diário de ambientes virtuais de aprendizagem. O referencial teórico tem como bases Thompson (2004), Primo (2008), Silva (2010), Scherer (2005), Charlot (2000), dentre outros, no que diz respeito aos processos de interação, mobilização de conhecimentos e mobilização para o aprender; em Guérios (2002) e Doll Jr. (1997) quanto à metodologia do ensino na formação de professores. A metodologia do ensino é considerada numa perspectiva epistemológica que contempla a relação entre sujeito e conhecimento com vistas à aprendizagem dos conteúdos curriculares. Observamos que conhecimentos foram mobilizados no processo interativo e que houve aprendizagem conceitual de fundamentos teóricos da disciplina Metodologia do Ensino de Matemática. Discutimos os resultados na perspectiva da metodologia do ensino na formação inicial de professores. Concluímos acenando para a possibilidade de construção de uma metodologia do ensino para a educação superior na modalidade presencial em que os espaços virtual e presencial sejam utilizados como ambientes articulados no contexto da prática pedagógica que propiciem a existência de um movimento reflexivo de aprendizagem. 

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Publicado

2013-07-11

Como Citar

Guérios, E., & Sausen, S. (2013). Ambiente virtual e metodologia de ensino na Educação Superior na modalidade presencial. Revista Diálogo Educacional, 13(38), 305–324. https://doi.org/10.7213/rde.v13i38.8054