ANÍSIO TEIXEIRA, PROFESSOR DE PROFESSORAS: UM ESTUDO SOBRE MODELOS DE PROFESSOR E PRÁTICAS DOCENTES (RIO DE JANEIRO, 1932-1935)

Autores/as

  • Diana Gonçalves Vidal. USP

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v5i16.8030

Resumen

Com o objetivo de compreender, de maneira exploratória, como os saberes e as práticas instauradas no curso de preparo docente organizado por Anísio Teixeira, no Instituto de Educação do Rio de Janeiro, entre 1932 e 1935, marcaram suas alunas, servindo-lhes de mote para elaboração e reelaboração de sua trajetória profissional, este artigo recorre a fontes orais e escritas e se arrisca no desenho de uma metodologia de pesquisa. A narrativa foi organizada em quatro partes. Na primeira, o lugar de instalação do trabalho profissional de Teixeira na formação de professores é em breves traços delineado. Selecionaram-se apenas os aspectos da história da constituição do Instituto de Educação tidos como necessários ao estudo. Na segunda, exploram-se os contornos dessa prática docente entretecendo documentação escrita e oral. A terceira parte debruça-se sobre a problemática das fontes. A guisa de comentários finais, o texto se interroga sobre a relação entre modelos de professor e a construção de práticas docentes.

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Publicado

2005-07-17

Cómo citar

Gonçalves Vidal., D. (2005). ANÍSIO TEIXEIRA, PROFESSOR DE PROFESSORAS: UM ESTUDO SOBRE MODELOS DE PROFESSOR E PRÁTICAS DOCENTES (RIO DE JANEIRO, 1932-1935). Revista Diálogo Educacional, 5(16), 293–214. https://doi.org/10.7213/rde.v5i16.8030