Pedagogy at university in transition: reflections from the Bologna Process and the voices of pedagogical managers in Engineering courses in Portugal
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v14i42.6818Resumen
The present paper discusses the role of Pedagogy and the promotion of teaching quality at university within current reform policies in higher education resulting from the Bologna Process. These policies have also influenced public policies in Brazil and theoretical-methodological elements are presented which may support a future study in that context. In order to understand the impact the Bologna Process upon innovation and the supervision of teaching practice, an exploratory study was conducted in Portugal based on interviews to six pedagogical managers of Engineering courses from three public universities. Innovation and supervision seem to operate in a transitional territory, incorporaring conflitual logics which somehow result from tensions inherent to current changes. However, signs of a more reflective and collective pedagogical culture were found, which may foster the reshaping of the teching profession in the academic setting.
Descargas
Citas
BARNETT, R.; COATE, K. Engaging the curriculum in higher education. Berkshire: The Society for Research into Higher Education & Open University Press, 2005.
BROCKBANK, A.; MCGILL, I. Facilitating reflective learning in higher education. Buckingham: The Society for Research into Higher Education & Open University Press, 1998.
CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2000.
COLENCI, A. T. O ensino de engenharia como uma atividade de serviços: a exigência de atuação em novos patamares de qualidade acadêmica. 2000. 141 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) — Universidade de São Paulo, São Carlos, 2000.
DEMO, P. Educação e qualidade. Campinas: Papirus, 1994.
DEMO, P. Educar pela pesquisa. 7. ed. Campinas. São Paulo: Autores Associados, 2005.
ESTEVES, M. Sentidos da inovação pedagógica no ensino superior. In: LEITE, C. (Org.). Sentidos da Pedagogia no Ensino Superior. Porto: Centro de Investigação e Intervenção Educativas/Livraria da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, 2010. p. 45-61
FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: Moraes, 1996.
GLICKMAN, C.; GORDON, S.; ROSS-GORDON, J. SuperVision and instructional leadership: a developmental approach. 6. ed. Boston: Pearson Education, 2004.
GUEDES, M. G. et al. Ensino e aprendizagem por projeto. Vila Nova de Famalicão: Centro Atlântico, 2007.
HABERMAS, J. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.
HUET, I. et al. Docência no ensino superior: partilha de boas práticas. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2009.
JAPIASSU, H. Introdução ao pensamento epistemológico. 7. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.
LIMA, L.; AZEVEDO, M. L. N. de; CATANI, A. M. O processo de Bolonha, o ensino superior e algumas considerações sobre a Universidade Nova. Revista Avaliação, v. 13, n. 1, p. 7-36, 2008.
NÓVOA, A. Universidade e formação docente (Entrevista). Revista Interface: Comunicação, Saúde, Educação, v. 4, n. 7, p. 129-137, 2000.
ROBINSON, V. The identification and evaluation of power in discourse. In: CORSON, D. (Ed.). Discourse and power in educational organizations. Cresskill: Hampton Press, 1995. p. 111-130.
MORIN, E. O paradigma perdido: a natureza humana. 4. ed. Portugal: Nova América, 1973.
SÁ-CHAVES, I. Formação, conhecimento e supervisão: contributos nas áreas de formação de professores e de outros profissionais. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2000.
SHULMAN, L. Teaching as community property: essays on higher education. San Francisco: Jossey-Bass, 2004.
SILVA, M. C. Ensino superior, desigualdades sociais e processo de Bolonha: do velho ao novo elitismo na sociedade do conhecimento. Revista Travessias, n. 10, p. 79-102, 2011.
SILVA, T. T. da; MOREIRA, A. F. (Org.). Territórios Contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
SMYTH, J. Developing and sustaining critical reflection in teacher education. Journal of Teacher Education, v. 40, n. 2, p. 2-9, 1989.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
VIEIRA, F. Em contracorrente: o valor da indagação da pedagogia na universidade. Educação, Sociedades e Culturas, n. 28, p. 107-126, 2009a.
VIEIRA, F. (Org.). Transformar a Pedagogia na Universidade: narrativas de prática. Santo Tirço: Facto Editores, 2009b.
VIEIRA, F. Formação em supervisão: (re)produzir a pedagogia. In: MOREIRA, M. A.; BIZARRO, R. (Org.). Supervisão pedagógica e educação em línguas. Mangualde: Edições Pedago, 2010. p. 151-170.
VIEIRA, F. et al. No caleidoscópio da supervisão: imagens da formação e da pedagogia. 2. ed. Mangualde: Edições Pedago, 2010.
VIEIRA, F. et al. Transformar a Pedagogia na universidade: experiências de investigação do Ensino e da Aprendizagem: relatórios de investigação. Braga: Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho, 2004.
VIEIRA, F. et al. Concepções de Pedagogia Universitária: um estudo na Universidade do Minho: relatórios de investigação. Braga: Centro de Estudos em Educação e Psicologia, Universidade do Minho, 2002.
VIEIRA, F. MOREIRA, M. A. Supervisão e avaliação do desempenho docente: para uma abordagem de orientação transformadora. Lisboa: Ministério da Educação, 2011. (Cadernos CCAP, 1).
WAITE, D. Teacher resistance in a supervision conference. In: CORSON, D. (Ed.). Discourse and power in educational organizations. Cresskill: Hampton Press, 1995a. p. 71-87.
WAITE, D. Rethinking instructional supervision: notes on its language and culture. London: The Falmer Press, 1995b.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.