A consolidação de grupos de aprendizagem em projeto de formação continuada

Autores/as

  • Fernanda Keila Marinho da Silva Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Sorocaba, SP - Brasil.
  • Viviane Lousada Cracel Doutoranda em Ensino e História de Ciências da Terra, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP - Brasil.
  • Maurício Compiani Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.DS07

Resumen

Este artigo relata e discute a importância e a consolidação de um grupo de estudos formado por professores da Educação Básica e acadêmicos em uma proposta de trabalho colaborativo. Partindo de enunciados produzidos pelos próprios professores e de registros obtidos com a participação em reuniões coletivas, o texto destaca a existência dos avanços reflexivos dos docentes e a dificuldade dos acadêmicos em lidar com entraves vividos pelos professores na experiência formativa. Essa análise baseia-se na perspectiva bakhtiniana acerca do enunciado, que pressupõe a interação social como forma de compreender os episódios citados neste trabalho. Conclui enfatizando a importância da consolidação do grupo para a construção de caminhos reflexivos da parte dos acadêmicos e professores e buscando um esclarecimento da compreensão de uma pesquisa colaborativa. 

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Publicado

2014-07-12

Cómo citar

Marinho da Silva, F. K., Lousada Cracel, V., & Compiani, M. (2014). A consolidação de grupos de aprendizagem em projeto de formação continuada. Revista Diálogo Educacional, 14(42), 457–476. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.DS07