REPRESENTAÇÕES DA ARITMÉTICA ESCOLAR EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA EM SANTA CATARINA (DÉCADA DE 1940)

Authors

  • Thuysa Schlichting de Souza Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina
  • David Antonio da Costa Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.DS05

Abstract

O movimento da Escola Nova no Brasil adquire notoriedade em meados de 1920, já no estado de Santa Catarina as modificações no currículo da escola primária só foram instituídas oficialmente na década de 1940. Nesse contexto, o objetivo deste artigo recai sobre a seguinte questão: quais propostas para o ensino de aritmética podem ser lidas nos documentos oficiais da década de 1940? O ferramental teórico-metodológico nas análises empreendidas no artigo são proveniente da História Cultural. Verificamos que o programa de 1946 apresentou uma série de inovações de caráter estrutural e didático-pedagógico, visando instituir um currículo que possibilitasse o contato das crianças com os conhecimentos úteis à vida prática e social.

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Published

2016-07-14

How to Cite

Schlichting de Souza, T., & da Costa, D. A. (2016). REPRESENTAÇÕES DA ARITMÉTICA ESCOLAR EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA EM SANTA CATARINA (DÉCADA DE 1940). Revista Diálogo Educacional, 16(49), 611–628. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.DS05