A literatura infantil na formação de professores primários no Brasil: contribuições de Bárbara V. de Carvalho (1959) e Antônio D’Ávila (1961)
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6091Resumen
Com o objetivo de contribuir para a compreensão de um importante momento da história da formação de professores e da história do ensino da literatura infantil no Brasil, focalizam-se aspectos da proposta para o ensino da literatura infantil nos cursos de formação de professores primários elaboradas por Bárbara Vasconcelos de Carvalho e contida em Compêndio de literatura infantil: para o 3° ano normal (1959), e por Antônio D’Ávila e contida em Literatura infanto-juvenil: de acordo com o programa das escolas normais (1961). Mediante abordagem histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio da utilização dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de referências de textos de e sobre Bárbara V. de Carvalho e Antônio D’Ávila, e de bibliografia especializada sobre o tema, analisou-se a configuração textual dos manuais de ensino mencionados, que consistiu em enfocar os diferentes aspectos constitutivos de seus sentidos. Os resultados obtidos com essa análise têm propiciado constatar que esses manuais de ensino possibilitam compreender que seus autores contribuíram significativamente para a constituição de um conjunto de saberes relativos à literatura infantil considerados necessários à formação dos professores primários.Descargas
Citas
ARROYO, L. Literatura infantil brasileira: ensaio de preliminares para a sua história e suas fontes. São Paulo: Melhoramentos, 1968.
CARVALHO, B. V. de. Compêndio da literatura infantil: para o 3° ano normal. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.
COELHO, N. N. Dicionário crítico da literatura infantil e juvenil brasileira.
São Paulo: Quíron, 1983.
D’ÁVILA, A. Literatura infanto-juvenil: de acordo com o programa das escolas normais. São Paulo: Editora do Brasil S/A, 1961. (Coleção Didática do Brasil. Série Normal).
D’ÁVILA, A. Bárbara Vasconcelos de Carvalho: a literatura infantil. São Paulo: O Anchieta, 1983.
LABEGALINI, A. C. F. B. A formação de professores alfabetizadores nos
Institutos de Educação do Estado de São Paulo (1933 a 1975). 2005. 315 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2005.
LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. Literatura infantil brasileira: história & histórias.6. ed. São Paulo: Ática, 2005.
LOURENÇO FILHO, M. B. Como aperfeiçoar a literatura infantil. Revista
Brasileira, Rio de Janeiro, v. 3, n. 7, p. 146-169, 1943.
MAGNANI, M. R. M. Entre a literatura e o ensino: um balanço das tematizações brasileiras (e assisenses) sobre literatura infantil e juvenil. Miscelânea, Assis, v. 3, p. 247-257, 1998.
MORTATTI, M. R. L. Os sentidos da alfabetização: São Paulo, 1876-1994. São Paulo: Ed. da UNESP, 2000.
MORTATTI, M. R. L. Literatura infantil e/ou juvenil: “a prima” pobre da pesquisa em Letras?. Revista Guavira Letras, Três Lagoas, n. 6, p. 43-52, 2008.
NAGLE, J. Educação e sociedade na Primeira República. São Paulo: EPU; Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Material Escolar, 1976.
OLIVEIRA, F. R. Manuais de ensino de literatura infantil (1923-1991): autores, produção e circulação. 2009. 101 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2009.
OLIVEIRA, F. R. O ensino da literatura infantil em Compêndio de literatura infantil: para o 3° ano normal (1959), de Bárbara Vasconcelos de Carvalho. 2010. 201 f. Texto para Exame Geral de Qualificação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010a.
OLIVEIRA, F. R. Bibliografia de e sobre Bárbara Vasconcelos de Carvalho: um instrumento de pesquisa. Marília, 2010b. Digitado.
SANTOS, L. J. Entrevista. Salvador, 2010. Digitado. Entrevista cedida a Fernando Rodrigues de Oliveira.
SILVA, V. B. da. História de leituras para professores: um estudo da produção e circulação de saberes especializados nos “manuais pedagógicos” brasileiros (1930-1971). 2001. 213 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
TREVISAN, T. A. Manuais de ensino para formação de professores primários: um instrumento de pesquisa. Marília: [s.n.], 2002.
TREVISAN, T. A. Um estudo sobre práticas escolares (1940), de Antônio
D’Ávila. 2003. 66 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2003.
TREVISAN, T. A. O ensino da leitura e escrita segundo Antônio D’Ávila: práticas escolares (1940). Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 20, p. 165-191, 2009a.
TREVISAN, T. A. O cultivo de valores exemplares: “Galeria dos patronos de escolas”, de Antônio D’Ávila (1980-1989). História da Educação, Pelotas, v. 13, n. 27, p. 191-209, 2009b.
TREVISAN, T. A. Bibliografia de e sobre Antônio D’Ávila: um instrumento de pesquisa. Marília: [s.n.], 2006.
TREVISAN, T. A. A Pedagogia por meio de pedagogia: teoria e prática (1954), de Antônio D’Ávila. 2007. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.