A literatura infantil na formação de professores primários no Brasil: contribuições de Bárbara V. de Carvalho (1959) e Antônio D’Ávila (1961)

Autores/as

  • Fernando Rodrigues Oliveira Doutorando em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Marília, SP - Brasil.
  • Thabatha Aline Trevisan Doutora em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Marília, SP - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6091

Resumen

Com o objetivo de contribuir para a compreensão de um importante momento da história da formação de professores e da história do ensino da literatura infantil no Brasil, focalizam-se aspectos da proposta para o ensino da literatura infantil nos cursos de formação de professores primários elaboradas por Bárbara Vasconcelos de Carvalho e contida em Compêndio de literatura infantil: para o 3° ano normal (1959), e por Antônio D’Ávila e contida em Literatura infanto-juvenil: de acordo com o programa das escolas normais (1961). Mediante abordagem histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio da utilização dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de referências de textos de e sobre Bárbara V. de Carvalho e Antônio D’Ávila, e de bibliografia especializada sobre o tema, analisou-se a configuração textual dos manuais de ensino mencionados, que consistiu em enfocar os diferentes aspectos constitutivos de seus sentidos. Os resultados obtidos com essa análise têm propiciado constatar que esses manuais de ensino possibilitam compreender que seus autores contribuíram significativamente para a constituição de um conjunto de saberes relativos à literatura infantil considerados necessários à formação dos professores primários. 

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Citas

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Publicado

2012-07-10

Cómo citar

Rodrigues Oliveira, F., & Trevisan, T. A. (2012). A literatura infantil na formação de professores primários no Brasil: contribuições de Bárbara V. de Carvalho (1959) e Antônio D’Ávila (1961). Revista Diálogo Educacional, 12(36), 359–379. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6091