DOUTORAMENTO EM EDUCAÇÃO: SIGNIFICADO E PERSPECTIVAS

Autores/as

  • Dermeval Saviani UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v7i21.4591

Resumen

Este artigo se propõe a caracterizar, a partir de estudos realizados pelo autor em outras oportunidades, o lugar do doutorado no conjunto da pós-graduação, examinando os problemas, mas também as perspectivas que se abrem para a pós-graduação em educação em nosso país, em particular para a PUCPR. Começando pela caracterização das duas modalidades básicas de pós-graduação, a lato sensu e a stricto sensu, o texto identifica o lugar do doutorado na pós-graduação e destaca seu significado e importância para a educação. Por fim, ao abordar os problemas enfrentados, é apresentada uma análise detalhada daquilo que poderíamos considerar como a mais momentosa questão da atualidade na pós-graduação brasileira: o dilema produtividade-qualidade

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRASIL, MEC, CFE (1965), Definição dos cursos de pós-graduação (Parecer n.°977/65). Documenta, 1965, p. 67-86.

BRASIL, MEC, CFE (1969), Normas do credenciamento dos cursos de pós-graduação (Parecer n.° 77/69, C.E. Su., aprovado em 11-fevereiro-1969). Documenta, n. 98, p. 128-132, 1969.

GENTILI, Pablo, Três teses sobre a relação trabalho e educação em tempos neoliberais. In: LOMBARDI, J.C.; SAVIANI, D.; SANFELICE, J. L. (Orgs.), Capitalismo, trabalho e educação. Campinas : Autores Associados, 2002. p. 45-59.

MARX, Karl, Contribuição para a crítica da economia política. Lisboa: Estampa, 1973.

MARX, Karl. O Capital (Capítulo VI inédito). São Paulo: Ciências Humanas, 1978.

SAVIANI, Dermeval. A pós-graduação em educação no Brasil: pensando o problema da orientação. In: BIANCHETTI, L. ; MACHADO, A. M. (Orgs.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. São Paulo: Cortez, 2002.

SAVIANI, Dermeval. Pesquisa em educação: o dilema produvidade-qualidade na pós-graduação. Aula inaugural do Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). 2005.

SCHULTZ, Theodore W. O valor econômico da educação. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.

SCHULTZ, Theodore W. O capital humano. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.

Publicado

2007-07-17

Cómo citar

Saviani, D. (2007). DOUTORAMENTO EM EDUCAÇÃO: SIGNIFICADO E PERSPECTIVAS. Revista Diálogo Educacional, 7(21), 181–197. https://doi.org/10.7213/rde.v7i21.4591