A UNIVERSIDADE BRASILEIRA E A REFORMA ATUAL
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v7i21.4576Resumen
Uma das afirmações explicitadas no texto da Exposição de Motivos da terceira versão do Anteprojeto da Reforma (julho, 2005), é a de que a educação superior é um bem público. Isso supostamente seria um princípio que acarretaria, necessariamente, posturas diferenciadas em relação aos currículos e aos ditames do modelo neoliberal de gerir a educação superior, que vem sendo implementado nas últimas décadas. O anteprojeto explicita que a educação superior não é mercadoria, mas um bem público que consolida um novo modelo de desenvolvimento para o país (MEC, 2005). Como proposição,é alvissareira essa afirmação, mas no Brasil, muitas vezes o que está aparentemente proposto não é bem o que está subentendido nem o que será efetivado, a espera pela transformação do anteprojeto em lei e pela sua implementação, representam um período crucial de compasso para a universidade brasileira. O anteprojeto de lei pretende estabelecer novas normas para a educação superior, e para isso, revoga todo o Capítulo IV da LDB (do art. 44 a 57) que se refere à Educação Superior e altera artigos de legislações de 1994 a 2002, introduzidas no período democrático. É interessante apontar que a revogação da lei 5.540/68, promulgada no período ditatorial, já havia sido revogada pelo art. 92 da LDB (lei n.º 9394/96).Descargas
Citas
CARVALHO, M.A.; CAMPOS, M.R.M. A educação nas constituições brasileiras. São Paulo: Pontes, 1999.
FLEXNER, Abraham. Universities: english, german and american. New York: Oxford University Press, 1930.
GENRO, T. A reforma da educação superior no Brasil. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL, REFORMA E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR:TENDÊNCIAS NA EUROPA E NA AMÉRICA LATINA. Brasília: INEP, 2005.
INEP – Boletim Informativo, v. 4, n. 130, mar. 2006.
INEP- Exame Nacional de Cursos – ENC. Disponível em: http://www.inep.gov.br/enc/. Acessado em: 04 maio 2006.
MEC, 2005 – Informativo MEC – Edição Extra. Reforma Universitária, jul. 2005.
NEWMAN, John Henry C. The idea of university. New York: Image, 1959.
SCHWARTZMAN, S. As razões da reforma universitária. Revista Ciência Hoje, v. 36, p. 18-23, abr. 2005.
SERRANO, J. Atcon e a universidade brasileira. Rio de Janeiro: TECHINE, 1974.
SGUISSARDI V. Diferenciação e diversidade: marcas das políticas de educação superior no final do século. In: SGUISSARDI, V. (org.). Educação superior: velhos e novos desafios. São Paulo: Xamã, 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os(As) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com a utilização da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), que permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Permite, também, adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação no periódico, para qualquer fim. A Revista Diálogo Educacional proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, possibilitando maior visibilidade e alcance dos artigos publicados, com apoio no Public Knowledge Project, que desenvolveu esse sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa e que permite distribuir o OJS e outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Ao publicar nesta revista, os(as) autores(as) concordam com os seguintes termos:
- Autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores(as) têm o direito de: a) Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial. b) Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.










