Estratégias de leitura usadas por alunos de Graduação e Mestrado de Educação

Autores/as

  • Elsa Maria Mendes Pessoa Pullin Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4531

Resumen

A leitura é um dos elementos essenciais para o exercício do ofício do aluno universitário. As metodologias mais comuns nos cursos de ensino superior pressupõem que o aluno nesse nível de escolarização disponha de uma metodologia individual e eficiente de leitura realizada com o objetivo de estudo. Com este trabalho teve-se o intuito de diagnosticar e comparar a freqüência de uso de estratégias de leitura, consideradas fundamentais, quando esta é realizada para estudar. A Escala de Estratégias de Leitura, traduzida e adaptada por Kopke Filho, foi o instrumento utilizado para a coleta de informações. Os dados foram coletados junto a dois grupos de alunas: um de um curso de Pedagogia (n=10) e outro de um mestrado em educação (n=10). De modo geral, as análises qualitativas e quantitativas realizadas permitem concluir que poucas são as diferenças estatisticamente significativas quanto à frequência de uso das estratégias de leitura por parte das participantes de cada grupo. Os resultados foram analisados e contrastados com os verificados em estudos anteriores, bem como assinalada a importância de os professores, em quaisquer que sejam os níveis de ensino em que atuem, estarem atentos e ensinarem modos de ler eficientes a seus alunos. 

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Publicado

2011-07-07

Cómo citar

Mendes Pessoa Pullin, E. M. (2011). Estratégias de leitura usadas por alunos de Graduação e Mestrado de Educação. Revista Diálogo Educacional, 11(34), 971–996. https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4531