Construção histórica de um sistema dual de ensino e indefinição de fronteiras das redes pública e privada no Brasil

Autores/as

  • Abdeljalil Akkari Université de Genève (Unigenève), Suíça.
  • Camila Pompeu Université de Genève (Unigenève), Suíça.
  • Ana Sheila Fernandes Costa Université de Genève (Unigenève), Suíça.
  • Peri Mesquida Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4411

Resumen

O presente artigo aborda a privatização da educação pública no Brasil com foco na indefinição de fronteiras entre as redes pública e privada. O estudo parte de uma análisehistórica da relação público/privado, evidenciando que essa dualidade é decorrente de um longo processo histórico do sistema educativo brasileiro. Tanto os jesuítas quanto outras instituições religiosas colocaram em prática trajetórias de ensino diferentes de acordo com a classe social para a qual era dirigido. Além disso, o artigo discute também o desenvolvimento de um poderoso setor privado, que além de reforçar sua presença no setor educacional, com papel fundamental na reprodução das elites, tem se beneficiado do financiamento público, produzindo um sistema educativo desigual. Trata-se, ainda, de argumentar que a indefinição de fronteiras entre esses setores de ensino passa por cinco mecanismos principais: a) a legislação favorável ao ensino privado; b) o financiamentopúblico do setor privado; c) as parcerias público/privado; d) o fornecimento de material pedagógico formatado (apostila) para a rede de ensino público pelo setor privado; e) o trânsito de estudantes e professores do público para o privado e vice-versa. A partir dosdados apresentados, é discutida a possibilidade de uma verdadeira regulação das relações entre as redes pública e privada pelas políticas públicas educacionais. 

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Citas

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Publicado

2011-07-07

Cómo citar

Akkari, A., Pompeu, C., Fernandes Costa, A. S., & Mesquida, P. (2011). Construção histórica de um sistema dual de ensino e indefinição de fronteiras das redes pública e privada no Brasil. Revista Diálogo Educacional, 11(33), 471–496. https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4411