MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores/as

  • Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi Professora associada do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v11i32.4108

Resumen

O artigo aborda a produção do conhecimento em Educação Especial enfocando aspectos como as abordagens e vertentes epistemológicas da área, o atendimento de demandas sociais em Educação Especial promovido pelas pesquisas realizadas, a construção teórica, os procedimentos metodológicos e a efetividade dos resultados das pesquisas empreendidas neste campo de conhecimento. Ao mesmo tempo problematiza questões a respeito de como o conhecimento produzido na universidade pode ter impacto na prática da educação inclusiva fora dos muros acadêmicos e como as pesquisas podem transformar a realidade da Educação Especial no Brasil de hoje. Finaliza com uma reflexão sobre os incentivos públicos ou privados de fomento à produção do conhecimento em Educação Especial no Brasil.

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Publicado

2011-07-07

Cómo citar

Piumbato Innocentini Hayashi, M. C. (2011). MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. Revista Diálogo Educacional, 11(32), 145–165. https://doi.org/10.7213/rde.v11i32.4108