FORMAÇÃO PARA O ENSINO DE DANÇA: PENSAMENTO DE PROFESSORES

Autores/as

  • Luciana Rosa Gualda Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo
  • Ana Maria Falcão de Aragão Sadalla Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.4021

Resumen

A busca pela estética e pela perfeição técnica faz com que a dança perca o seu sentido expressivo e passe a ser a pura mecânica de execução de movimentos, destruindo a liberdade na dança e limitando as capacidades imaginativas e criativas dos alunos. Alguns profissionais propõem um ensino de dança baseado na reflexividade, no qual o corpo é visto como uma rica fonte de conhecimento e que, quando não objetificado, pode ser o lugar para a reflexão crítica, propondo desvincular a rigidez técnica em busca de uma libertação na dança e de um respeito à diversidade dos corpos. Foram realizadas entrevistas com cinco docentes de notória experiência nesta forma de ensino com o objetivo de analisar sua concepção de ensino e de trabalho com o corpo. Se por um lado os professores entrevistados acreditam que a licenciatura é importante para a formação, por outro, os pesquisadores afirmam que os professores de dança não estão preparados para atuar nas escolas. Este artigo vem propor uma discussão e reflexão sobre ensino de dança, tendo como foco principal o entendimento de que este ensino deve sempre buscar o desenvolvimento da criatividade e expressividade, almejando uma maior proximidade entre educação e dança na formação de professores e uma valorização do ensino de dança nas escolas regulares.

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Publicado

2008-07-17

Cómo citar

Gualda, L. R., & Falcão de Aragão Sadalla, A. M. (2008). FORMAÇÃO PARA O ENSINO DE DANÇA: PENSAMENTO DE PROFESSORES. Revista Diálogo Educacional, 8(23), 207–220. https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.4021