EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v2i4.3862Resumen
O texto resenha a produção mais relevante do núcleo de estudos Educação, Linguagem e Produção do Conhecimento do Curso de Mestrado em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Como foco principal, apresenta dados de pesquisa desenvolvida no Programa de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq sobre a linguagem do professor no ensino médio, em escolas de Curitiba e Região Metropolitana. Ao comentar os dados, aponta divergências entre o modo de ver e de sentir a linguagem pelos alunos e pelos professores pesquisados. Os estudantes preferem que se faça uso de uma linguagem clara e dinâmica, adaptada à realidade da escola, enquanto os docentes, mais conservadores em sua postura, defendem o emprego de uma linguagem elaborada, mais próxima do padrão culto da língua. O texto trata ainda da responsabilidade e do cuidado que se deve ter com a linguagem em sala de aula, por tratar-se não somente de um meio de comunicação ou de transmissão de conteúdos, mas principalmente por constituir um eficiente recurso pedagógico para a construção de conhecimento.Descargas
Citas
ALMEIDA, M. J. de. Ensinar português?, In GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997 (Col. Na sala de aula).
BANDEIRA, Grace dos Anjos Freire. O ensino da língua portuguesa com o conhecimento do latim: uma análise dos fatores de textualidade em livros didáticos. Dissertação de mestrado. Curitiba: PUCPR, 1996.
BARTHES, R. Elementos de semiologia. 5. ed. São Paulo: Cultrix, 1977.
BUENO, J. F. Produzir um bom texto: tarefa possível no ensino superior, in: Diálogo educacional, n.2. Curitiba: PUCPR, Programa de Pós-Graduação em Educação, jul./dez. 2000, p.35-9.
BUENO, J. F. Linguagem e educação, in: Cadernos de resultados do VII Encontro de Iniciação Científica PIBIC/CNPq. Curitiba: PUCPR, 1999.
BUFFON. Discours sur le style, in: LANSON, G. e TUFFRAU, P. Manuel
Illustré d”histoire de la littérature française des origines a l’époque contemporaine. Paris: Hachette, 1953.
CAVALCANTI, I. A. C. A prática pedagógica inovadora e a poesia como um elemento articulador no ensino da língua portuguesa no Curso de Pedagogia. Dissertação de mestrado. Curitiba: PUCPR, 2000.
CHIARELO, I. S. A leitura e o ensino com pesquisa no curso superior: uma proposta de aprender a aprender. Dissertação de mestrado. Curitiba: PUCPR, 2000.
COSTA, M. M. A leitura docente na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Projeto de pesquisa. Curitiba: PUCPR, 2001.
FERNANDEZ, L. B. C. Arte-educação na produção de texto crítico e criativo no ensino superior. Dissertação de mestrado. Curitiba: PUCPR, 2001.
FREIRE, M. T. M. A prática pedagógica e a língua inglesa na formação
universitária do profissional de Relações Públicas. Dissertação de mestrado. Curitiba: PUCPR, 1998.
GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997.
(Col. Na Sala de Aula).
POSSENTI, S. Sobre o ensino de português na escola, in: GERALDI, J.W. (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997. (Col. Na Sala de Aula).
PRIGOGINE, I. O fim das certezas. São Paulo: Afiliada, 1996.
RICOEUR, P. O discurso da ação. Lisboa: Edições 70, 1988.
SILVA, E. F. de S. A nova proposta educacional da PUCPR: uma reflexão sobre a prática docente e os programas de aprendizagem no Curso de Letras Português/Inglês. Projeto de pesquisa. Curitiba: PUCPR, 2001.
VILAS-BOAS, M. C. O ensino com pesquisa como metodologia da prática
pedagógica: um estudo realizado no Curso de Secretariado Executivo da PUCPR. Dissertação de mestrado. Curitiba: PUCPR, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.