PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE PESQUISADORES DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v9i26.3676Resumen
O artigo discute a formação do pesquisador da educação e relata a experiência desenvolvida na disciplina Seminário de Tese II ministrada à primeira turma de Doutorado do Programa de Pós- Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Inicialmente, analisa núcleos problemáticos das pesquisas em educação no Brasil, apontados pela literatura educacional, em seguida, descreve o processo pedagógico desenvolvido pela referida disciplina, cuja intencionalidade era propiciar um espaço de discussão coletiva voltado à formação de pesquisadores. O relato dos procedimentos adotados na disciplina sublinha a relevância de um exercício de percepção e reflexão crítica direcionado à compreensão dos elos existentes entre as abordagens de pesquisa e seus pressupostos epistemológicos, gnosiológicos e ontológicos. As análises das práticas investigativas de diferentes modalidades de pesquisa, realizadas a partir do “esquema paradigmático” proposto por Gamboa (2007), configuraram-se como elemento dinamizador das práticas investigativas dos participantes.Descargas
Citas
ALVES, Alda Judite. O planejamento de pesquisas qualitativas em educação. Cadernos de Pesquisa, n. 77, p. 53-61, 1991.
ANDRÉ, Marli Eliza. Etnografia da prática escolar. São Paulo: Papirus, 1995.
______. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Líber Livro, 2005. (Série Pesquisa em Educação, v. 13).
______. A jovem pesquisa educacional brasileira. Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 11-24, 2006.
BARBIER, René. Pesquisa-ação na instituição educativa. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. A Pesquisa qualitativa em educação. Porto: Porto, 1993.
BRANDÃO, Zaia. Pesquisa em educação: conversas com pósgraduandos. São Paulo: Loyola, 2002.
CARR, Wilfred; KEMMIS, Stephen. Teoría crítica de la enseñanza. Barcelona: Martinez Roca, 1988.
CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.
ELLIOT, John. La investigacción-açción en educación. Madrid: Ediciones Morata, 1990.
GAMBOA, Sílvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2007.
GATTI, Bernadetti Angelina. Formar professores ou pesquisadores no Mestrado em Educação. Boletim Anped, n. 1, p. 31-34, 1987.
______ . A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano Editora, 2002. ( Série Pesquisa em Educação, v. 1).
______. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber Livro, 2005.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Tradução de Gizele de Souza. Revista Brasileira de História da Educação, n. 1, 2001, p. 9-43.
LE GOFF, Jacques. História e memória. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1992.
LOURENÇO FILHO, Manoel Bergström. Estatística e educação. In:
FREITAS, Mário Augusto. Teixeira de. O que dizem os números sobre o ensino primário. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 1937. p. 5.
LUDKE , Menga; ANDRÉ, Marli Eliza. A . Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MARTINS, Pura Lúcia Oliver; PINTO, Neuza Bertoni. CURITIBA, PR, PPGE PUCPR: Programa Seminário de Tese II. [S.l. : s.n.], 2008.
SAVIANI, Dermeval. Doutoramento em educação: significado e perspectivas. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 7, n. 21, p. 181-197, 2007.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Problemas e dificuldades na condução da pesquisa no curso de pós-graduação. In: FAZENDA, Ivani (Org.). Novos enfoques da pesquisa educacional. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001. p. 27-34.
______. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1985.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução á pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Uma história da matemática escolar no Brasil (1730-1930). São Paulo: Annablume; FAPESP, 1999.
VIEIRA PINTO, Álvaro. Ciência e existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
WARDE, Miriam Jorge. O papel da pesquisa na pós-graduação em educação. Cadernos de Pesquisa, n. 73, p. 67- 75, 1990.
WITTROCK, Merlin (Org.). La investigación de la enseñanza, II: métodos cualitativos y de observación. 2. ed. Barcelona: Paidós, 1997.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.