PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE PESQUISADORES DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Neuza Bertoni Pinto Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR
  • Pura Lúcia Oliver Martins Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v9i26.3676

Resumo

O artigo discute a formação do pesquisador da educação e relata a experiência desenvolvida na disciplina Seminário de Tese II ministrada à primeira turma de Doutorado do Programa de Pós- Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Inicialmente, analisa núcleos problemáticos das pesquisas em educação no Brasil, apontados pela literatura educacional, em seguida, descreve o processo pedagógico desenvolvido pela referida disciplina, cuja intencionalidade era propiciar um espaço de discussão coletiva voltado à formação de pesquisadores. O relato dos procedimentos adotados na disciplina sublinha a relevância de um exercício de percepção e reflexão crítica direcionado à compreensão dos elos existentes entre as abordagens de pesquisa e seus pressupostos epistemológicos, gnosiológicos e ontológicos. As análises das práticas investigativas de diferentes modalidades de pesquisa, realizadas a partir do “esquema paradigmático” proposto por Gamboa (2007), configuraram-se como elemento dinamizador das práticas investigativas dos participantes.

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Publicado

2009-07-07

Como Citar

Bertoni Pinto, N., & Oliver Martins, P. L. (2009). PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE PESQUISADORES DA EDUCAÇÃO. Revista Diálogo Educacional, 9(26), 103–118. https://doi.org/10.7213/rde.v9i26.3676